Secretaria Municipal de Educação e Cultura: Semana Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cocalzinho de Goiás realizou e continuará realizando, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2017, Encontros de Formações envolvendo servidores da Educação Municipal, objetivando uma nova reflexão no processo educativo, para que o agente escolar passe a vivenciar essas transformações de forma a beneficiar suas ações buscando melhorar a relação interpessoal, o atendimento ao público e as novas formas didáticas e metodológicas de promoção do processo ensino-aprendizagem com os alunos, tornando-os instrumento de enfoque motivador desse processo e não meros espectadores dos avanços estruturais de nossa sociedade, mas um.

RESILIÊNCIA E AFETIVIDADE

O primeiro dia de formação foi realizado em 10 de Janeiro próximo passado, no Recanto Asa Verde, neste município, envolvendo vigias, merendeiras e auxiliar de serviços gerais. O tema abordado foi RESILIÊNCIA e AFETIVIDADE, ministrado pelo Professor EDIVAL JACINTO DA SILVA. Diretor da Abraneuro e Escola de Negócios de Brasília, graduado em Administração de Empresas pela UNEB em Brasília, Pós-graduado em Psicanálise pela FASSEM também em Brasília e Doutor em Filosofia pela Cambridge. O objetivo deste encontro foi contribuir na promoção de melhor desempenho na realização das respectivas funções que exercem.

PROFESSOR MOTIVADO

Nos dias 19 e 20 de Janeiro foi realizada a Formação destinada aos professores, a qual aconteceu no Recanto Asa Verde, neste município. O tema central foi Professor motivado faz a diferença no aprendizado: um novo olhar para a prática pedagógica. O objetivo foi levantar a autoestima, atualizar e aprofundar conhecimentos na área de atuação para que os profissionais da educação deem o máximo de si em prol daqueles que são entregues em suas mãos. No primeiro dia os temas abordados foram ATITUDE: ACREDITAR E AGIR e também LIDERANÇA EM SALA DE AULA, ministrados pelo jornalista, escritor, filósofo e teólogo pelo Instituto Santa Cruz, Diretor do Jornal “O Repórter Brasília”, Consultor pessoal, profissional e organizacional, o palestrante, Carlos Antônio de Tolêdo. No segundo dia a poeta, escritora, contadora de histórias, graduada em Letras pela UEG, pós-graduada em Planejamento Educacional e Literatura Brasileira pela Universidade Salgado de Oliveira, Mestre em Psicanálise e Educação, professora Formadora do Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, professora alfabetizadora e de ensino fundamental de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, Myriam Marques contribuiu na reflexão sobre O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E SUA APLICABILIDADE NA PRÁTICA DO PROFESSOR. As Formações de Servidores da Educação Pública Municipal é uma iniciativa da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Eunice Gomes de Oliveira, a qual se preocupa com os alunos deste município e assim com todos os envolvidos com mesmos.

AUTORIDADES

As Formações de Servidores da Educação Pública Municipal é uma iniciativa da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Eunice Gomes de Oliveira, a qual se preocupa com os alunos deste município e assim com todos os envolvidos com mesmos. O prefeito, Alair Gonçalves Ribeiro, o vice-prefeito Alair Rabelo Neto – Nenzão – e alguns vereadores também marcaram presença em alguns momentos das formações.

PREVISÃO

Está previsto para o dia 10 de Fevereiro, na Fazenda Hotel Tabapuã dos Pireneus, neste município, a Formação destinada aos servidores das secretarias das unidades escolares, envolvendo os secretários gerais e os agentes administrativo. Serão abordados os assuntos MOTIVAÇÃO, ATENDIMENTO AO PÚBLICO, RELAÇÃO INTERPESSOAL e FUNÇÃO DO SECRETÁRIO GERAL E AGENTE ADMINISTRATIVO. Haverá ainda, no final do mês de fevereiro, ainda sem data definida, uma formação destinada aos condutores de veículos do transporte escolar, objetivando a reflexão do motorista ao conduzir um veículo de transporte coletivo de passageiros de forma educada, eficiente e com segurança. (Texto: Secretaria Municipal de Educação).

Assista o vídeo  do relato da secretária de educação, Eunice Gomes, sobre a semana pedagógica.