CREAS realiza a 9ª campanha do “18 de Maio” no município

CREAS realiza a 9ª campanha do “18 de Maio” no município

18 de maio- Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Este dia foi instituído no ano de 2000 pela lei 9.970. A data recorda o crime contra a menina Araceli Cabrera, de 8 anos, ocorrido no Estado do Espírito Santo, quando foi violentada e assassinada por criminosos que ainda continuam impunes. Sequestrada no dia 18 de maio de 1973 a menina foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O corpo foi encontrado três dias depois desfigurado por ácido.

O país se mobiliza em favor dessa campanha que é de suma importância para nossa sociedade. E em nosso município a Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS o projeto que está em seu 9º ano de desenvolvimento, sendo o 1º com o tema Faça Bonito- Cuidar Proteger esse é o Caminho.

Neste ano a campanha foi realizada em 3º etapas:

1ª ETAPA: Projeto desenvolvido nas escolas incluído no plano de aula buscando realizar mobilizações educativas com a temática de prevenção ao abuso e violência sexual, bem como os outros tipos de violência que são praticadas contra as crianças e os adolescentes como: a violência física, psicológica, negligência e o abandono. Divulgando e incentivando-os também a participar do primeiro concurso de redação do município entre alunos do 6º ao 9º ano; (19, 20 e 24 de Abril)

2ª ETAPA: Oficinas educativas com os alunos da educação infantil e ensino fundamental I, onde os mesmos plantarão uma flor, juntamente com a equipe do CREAS, simbolizando à do 18 de maio que traz em sua história o cuidado e a proteção necessária para o desenvolvimento de uma criança, trabalhando também a sensibilidade que uma criança representa, frisando que elas são o futuro de nossa nação; (08,09,10,11,12,15 de maio).

3ª ETAPA: Mobilizações educativas e preventivas nas ruas de Cocalzinho e Girassol a cerca do Abuso e da Exploração sexual contra crianças e adolescentes, com toda a equipe do CREAS, CRAS, Secretaria de Assistência Social e Parceiros: Conselho Tutelar e Secretaria de Educação e Saúde, tendo como objetivo mobilizar a população sobre a questão do abuso e da Exploração sexual de crianças e adolescentes. Será realizada ainda uma palestra na fábrica de cimento Lafarge para todos os caminhoneiros e motoristas num geral, buscando a conscientização sobre está causa tão justa que é o 18 de maio.

“Dessa forma procuramos convocar a todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento e igrejas, para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida. Façamos Bonito na luta pelos direitos da criança e adolescentes. Essa causa também é sua”, disse a coordenadora da campanha, Bruna Basílio.

Fonte Texto: CREAS.