Semana de valorização e conscientização da pessoa com deficiência nas escolas municipais

Dia 21 de setembro foi instituído o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência pela lei federal 11.133 de 14 de junho de 2005, para reforçar a valorização do aluno especial e da importância da inclusão escolar, de 18 a 22 de setembro as escolas da rede municipal de ensino realizaram diversas atividades voltadas para o tema com a participação de todos que integram a comunidade escolar e convidados que somaram nessa luta dando depoimentos sobre a vida e as barreiras vencidas da pessoa portadora de deficiência.

Atualmente no município são 117 alunos com necessidades especiais que recebem acompanhamento da equipe de Atendimento Educacional Especializado – AEE. Manter uma boa estrutura para receber e incluir esses alunos na vida escolar é uma das prioridades do governo municipal, por meio da secretaria de educação e cultura, adequando as escolas, oferecendo ambientes e recursos (materiais) para os profissionais  trabalharem. Cocalzinho hoje conta com uma equipe multiprofissional composto por psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogo, professores e monitores que auxiliam nesse processo inclusivo, mitigando as inúmeras barreiras existentes.

“Nossas escolas estão vivenciando mais uma fase na Inclusão Escolar construindo um novo modelo de escola. Mudança, certamente essa única palavra que traduz o que se espera da escola numa perspectiva inclusiva. A Secretaria Municipal de Educação a partir da equipe gestora das escolas, do AEE, do corpo docente, monitores e Equipe Multiprofissional da educação têm procurado mudar, buscando novas formas de organização, superando velhas práticas, revendo seus fundamentos e tem repensado o processo educativo escolar em um contexto de ensino, para que possa atender a todos os alunos”, disse a coordenadora geral da educação inclusiva, professora Santina Guirra.

As atividades nas escolas envolveram palestras educacionais, apresentações de teatro, cinema, depoimentos, cultura, música, tudo com objetivo de fortalecer a INCLUSÃO ESCOLAR, mostrar que somos todos iguais nas diferenças.

Acesse nossa página no Facebook e veja mais fotos das atividades realizadas na Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência nas Escolas.