SEMMA trabalha no reflorestamento da área da nascente Pedra Fincada, cerca de 5 mil mudas serão plantadas.

Após um incêndio lastimável ocorrido no mês de setembro destruir cerca de 80% da nascente Pedra Fincada, localizada próxima a sede Cocalzinho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, levando em consideração a importância do local que é uma das principais fontes de água que abastece a cidade, iniciou o projeto de recuperação da área (reflorestamento). A primeira iniciativa foi a conquista de 5 mil mudas junto a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SECIMA), a segunda foi organizar o plantio aproveitando o período chuvoso e a parceria da própria população. Com a ajuda do Sr. João Paulo, que possui uma propriedade rural próxima ao local, o plantio iniciou na última segunda-feira (10/12), e na quinta-feira (13) foi realizado o mutirão com a participação de diversas autoridades, cujo objetivo foi acelerar os trabalhos e reforçar a importância da preservação do local. Participaram do ato o prefeito Alair Ribeiro, vice-prefeito Nenzão, o secretário da SEMMA Márcio Werley, a coordenadora do Parque Estadual dos Pireneus Glaucilene Duarte, o presidente da Câmara Gilmar Meneses, o vereador Júlio Lima, ambientalistas do município, a ex-vereadora Odeth Carneiro, o engenheiro ambiental Luzinei Venâncio, representantes da Cooperativa de Reciclagem, o diretor do colégio estadual Celmar Lemes, servidores municipais e vários outros membros da sociedade.

“Criamos a secretaria de meio ambiente e os resultados são satisfatórios, a preocupação da equipe da SEMMA em cuidar do meio ambiente é continua”, destacou o prefeito.

“O plantio é o primeiro passo e tão importante quanto isto é cuidarmos para que as mudas cresçam e nos tragam o resultado esperado, para isso contamos com a colaboração de toda a sociedade, ajudando na preservação do local”, destacou o secretário da SEMMA.

O presidente da Câmara Gilmar Meneses reforçou que o poder Legislativo está à disposição para auxiliar nas questões ambientais, sendo uma preocupação conjunta dos poderes. As autoridades do governo agradeceram ao Sr. João Paulo, que voluntariamente se propôs em ajudar com sua equipe no plantio e acompanhamento pós-plantio das mudas “moro aqui há anos, precisava tomar essa iniciativa, fazer algo para proteger um bem que é para todos”, disse ele relembrando os tempos em que a água no local era abundante.