Secretaria de Educação realiza o 1º Trabalho Coletivo de 2019

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cocalzinho de Goiás – SEMEC realizou na última quinta-feira (21) o 1º TRABALHO COLETIVO DE 2019, com o tema “A gestão em sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”, com os assuntos: sequência didática; formas de avaliação; psicogênese da linguagem escrita; educação Infantil em diferentes contextos.

O objetivo é compreender que a gestão em sala de aula refere¬-se ao conjunto de procedimentos que visam promover a aprendizagem dos educandos, além de ser um conjunto de ações que proporcionam um ambiente disciplinar adequado ao pleno desenvolvimento da aprendizagem.

A gestão em sala de aula começa com o planejamento e estende-se pelas habilidades de interação, desenvolvimento de competências, mediação e avaliação construtiva da aprendizagem. Essa interação é construída a partir da natureza do olhar que o professor tem com relação ao aluno. Olhar inclusivo, postura apreciativa, vínculo afetivo e empatia cultural são as principais atitudes viabilizadoras da gestão em sala de aula.
Para debater sobre o assuntos foram convidadas as formadoras da secretaria de educação de Águas Lindas de Goiás, Andrea Cristina Aciprestes Lemas (Departamento da Educação Infantil); Edilene Barbosa Costa (Departamento Técnico pedagógico); Jussara Ferreira de Souza (Departamento da Educação Continuada). O evento contou a participação do prefeito Alair Ribeiro, secretário municipal de educação, Devaldo Alves dos Santos, equipe da SEMEC, gestores das escolas, professores, coordenadores e secretários escolares, além de outros profissionais da área.