Representantes do IBGE se reúnem com prefeito, vice, vereadores e membros da comissão, para planejamento do CENSO 2020

No próximo ano (2020) o IBGE vai realizar o Censo Demográfico e conta com a cooperação de todos que envolve a sociedade civil. A contagem está prevista de agosto a outubro de 2020 e vai abranger a zona urbana e rural.

O Município de Cocalzinho de Goiás de acordo com dados do IBGE tem a população estimada em 19.971 habitantes, com a nova contagem estima-se um aumento considerável, gerando um repasse maior pelo Fundo de Participação dos Municípios – FPM e outros benefícios.

A primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo, no município, ocorreu na terça-feira (27) na prefeitura com a participação dos representantes do IBGE, coordenador de área, Adriano Moreira e a assessora de mapeamento, Juliana Lacerda, do prefeito Alair Ribeiro, vice-prefeito Nenzão, presidente da Câmara José Alves Dantas, vereador Alessandro Otone, vereador Gilmar Meneses e demais membros que irão compor a comissão de acompanhamento (Marcus Polo, Eliene Batista, Camila Melo, Adalberto Amaral, Gedeon Lima).

“Infelizmente o número de habitantes informado no IBGE não retrata a realidade do município, se compararmos com os atendimentos que são realizados na área da saúde, temos no mínimo 28 mil habitantes, por isso é de extrema importância a consciência de todos nesse trabalho, do poder público e da sociedade em geral. Cocalzinho é prejudicado financeiramente e em outros aspectos por falta dessa atualização de dados”, destacou o prefeito.

O coordenador do IBGE explicou como será o processo, “o município será dividido em 42 setores, cerca de 21 profissionais escolhidos em processo seletivo estarão envolvidos, além da cooperação dos agentes públicos do município na
parte de monitoramento e logística. Parabenizo o prefeito Alair Ribeiro pela presteza, da nossa região, foi o primeiro a se colocar à disposição  para tratar do assunto, isso mostra o
interesse do gestor para buscar melhorias para seu município, estou saindo dessa primeira reunião satisfeito”, disse Ricardo Moreira.