Preservação dos recursos hídricos é tema de palestra realizada pela SEMMA na escola Modelo

Preservação dos recursos hídricos é tema de palestra realizada pela SEMMA na escola Modelo

No dia 23 de setembro de 2019 o secretário de meio ambiente, José Sólon, juntamente com o Engenheiro Ambiental – Luzinei Venâncio, promoveram uma campanha na Escola Municipal Modelo com a participação da SANEAGO. O objetivo foi trabalhar a conscientização dos alunos com relação à preservação da água e o consumo consciente.
A equipe apresentou as diversas tentativas de queimadas no ano de 2019 nas vegetações remanescentes nos pontos de capitação de água para o abastecimento público, o aceiro realizado, o coroamento das mudas plantadas e replantadas para a preservação do manancial (Pedra Fincada). Mesmo com todas essas ações realizadas de proteção, a situação ainda é preocupante, o sistema de capitação é provido de água subterrânea (poço artesiano), e a vazão de capitação diminuiu consideravelmente, segundo dados obtidos pela SANEAGO.
A SEMMA solicita encarecidamente a todos para que evitem o desperdício de água. Várias formas de economia podem ser colocadas em prática, citando com exemplo: utilizar a água da máquina para lavar calçada e veículos, utilizar vassoura em vez de jogar água com mangueira, redução do tempo no banho, lavar verduras em um recipiente ao em vez de usar a torneira, fechar as torneiras ao escovar os dentes e etc.
“A frente da SEMMA, sempre procuramos trabalhar atos de conscientização com as crianças e adolescentes, acreditamos que esse é um dos caminhos para garantirmos a proteção do meio ambiente pelos próximos anos, tendo em vista que essa geração será responsável pela continuidade”, ressaltou o secretário José Sólon.