Equipe da SEMMA participa de seminário sobre desenvolvimento sustentável

O secretário municipal de meio ambiente, José Sólon da Silva, juntamente com engenheiro ambiental e sanitarista, Luzinei Venâncio, participaram nos últimos dias 05 e 06 do Seminário Regional Centro-Oeste, cujo tema foi “Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável (PDS)”, na sede da ABM – Associação Brasileira de Municípios em Brasília.

Os objetivos foram socializar informações e experiências, bem como histórico da construção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Nova Agenda Urbana (NAU), do desenvolvimento do projeto PDS e outras iniciativas de fortalecimento da agenda 2030 no âmbito dos municípios no Brasil.

O seminário contou diversos representantes de entidades, universidades, prefeitos e secretários da região do Centro-Oeste e outros Estados do Brasil, onde destacaram a importância de envolver as unidades subnacionais nos acordos multilaterais firmados pelo Brasil.

“Durante esses dois dias de Seminário, tivemos vários exemplos de boas práticas de sustentabilidade, uma deles, no município de Barcarena (PA) que teve uma institucionalização e municipalização de todas as cadeias da administração realizada no ano de 2013. Na apresentação realizada observamos que teve realmente avanços no conceito da sustentabilidade e biodiversidade. Para atender os princípios e ações norteadas da agenda 2030, Cocalzinho fez o compromisso com os ODS e a NAU, o qual requer o emprenho global das atividades nos diversos setores, além do total apoio e conscientização da população”, relatou o Secretário José Sólon.