SEMMA fiscaliza início do processo de recuperação do solo e água na área do posto de gasolina, em Girassol.

SEMMA fiscaliza início do processo de recuperação do solo e água na área do posto de gasolina, em Girassol.

Em 28 de fevereiro de 2020 a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) esteve no Distrito de Girassol para fiscalizar e acompanhar o início do processo de remediação do solo e água da área que abrange o posto de combustível da cidade, contaminada por derivados de petróleo.

Os responsáveis pelo empreendimento respondem por um processo de autuação imposto pelo município por meio da SEMMA, devido a contaminação da água subterrânea e do solo. Esse processo de recuperação faz parte do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado entre as partes. O método utilizado na recuperação é o de Extração Multifásica (MPE), um processo com ações de bombeamento da água contaminada, tratamento e devolução.

A fase de recuperação do solo é a última do processo e durará por volta de 18 meses, anteriormente os responsáveis pelo posto realizaram a troca dos tanques de combustíveis e tubulações, que eram exigências apontadas, atendendo a legislação vigente.

“Vamos continuar acompanhando esse processo de recuperação, que para nós é a fase mais importante, devolvendo as condições primárias do solo e da água desse setor que foram afetadas pela contaminação. Para garantir isso, faremos nova análise do solo e da água ao término do processo”, relatou o engenheiro ambiental e sanitarista, Luzinei Venâncio.