Reunião define Comitê Gestor do Programa Criança Feliz

A primeira infância é uma etapa do desenvolvimento humano marcada por importantes aquisições físicas, cognitivas, emocionais e sociais. As experiências da criança nos seus primeiros anos de vida dão fundamento ao processo subsequente e cada fase do desenvolvimento infantil depende da anterior, para que funções mais complexas possam ser desenvolvidas e realizadas, numa sequência de aquisições de novas habilidades e capacidades, visando assegurar esse desenvolvimento, o Município de Cocalzinho de Goiás desde 2017 aderiu ao ‘Programa Criança Feliz’, atendendo especialmente beneficiários do bolso família tais como: gestantes, crianças de 0 a 03 anos e 0 a 06 anos do PBC. O objetivo principal do programa é o fortalecimento de vínculos familiares e o desenvolvimento integral das crianças nessa faixa etária da Sede Cocalzinho, Girassol e Edilândia e Zona Rural.

Nesta quinta (11/02) foi realizada a primeira reunião para a definição e apresentação do Comitê Gestor do programa, que terá entre outras funções, definir, aprovar e acompanhar o plano de ação. A formação do comitê consiste na participação de representantes da área de Assistência Social, Educação, Cultura, Saúde e Conselho Tutelar, formando uma integração e proporcionando o atendimento inter-setorial.

Os participantes do programa são acompanhados por uma psicóloga juntamente com a equipe de visitadoras, que realizam as visitas e orientações domiciliares.

A Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (SEMAD), informa que aqueles que tiverem interesse em aderir ao programa de acompanhamento da primeira infância, que é gratuito, devem procurar o CRAS, na sede Cocalzinho, ou os Pontos de Apoio do CRAS nos distritos (Girassol e Edilândia), a meta estipulada pela equipe coordenadora é atender cerca de 100 famílias.

A reunião de hoje contou com a presença do prefeito Nenzão, vice-prefeito Alessandro, secretária da SEMAD Sônia Azevedo, secretário de saúde Gilmar Meneses, coordenadora do CRAS Aldinea Flores, coordenadora do programa Criança Feliz Rute Araujo, representantes da educação, cultura, saúde e conselho tutelar.

Pref. Cocalzinho