Escolas do município de Cocalzinho comemoram o Dia Internacional da Voz

Dia 16 de abril é o dia internacional da voz e a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, localizada no Distrito de Edilândia foi palco da abertura das atividades em comemoração a data no município. O projeto idealizado pelo fonoaudiólogo Wesley Brandão que trabalha na equipe multidisciplinar da Secretária da Educação de Cocalzinho incluiu no currículo escolar dos alunos as noções básicas sobre os cuidados com a voz, conhecido também como Higiene Vocal.

O objetivo é ressaltar os hábitos positivos para a produção vocal e eliminar os hábitos nocivos, atentando para uma postura consciente ao bom uso da voz, a fim de preservar esse bem precioso.

O projeto foi executado em duas partes. No primeiro momento houve uma Formação com os professores, que tiveram acesso as informações acerca de Higiene Vocal e ao material teórico a ser trabalhado. Nessa Formação foi discutida também a melhor maneira de incluir o conteúdo no currículo dos alunos. Na segunda parte do projeto os professores passaram para os alunos as informações acerca dos cuidados com a voz, além de trabalharem com pinturas, desenhos e cartazes.  Finalizando, houve também o Show de Vozes com apresentação musical dos alunos.

Para o fonoaudiólogo Wesley Brandão a inclusão do Dia Mundial da Voz no currículo escolar é de grande importância, visto que os conhecimentos adquiridos na escola são refletidos em casa, junto da família e levados para a vida, sendo assim podendo influenciar positivamente na sociedade.

Outro fator que chamou a atenção para o sucesso do projeto foi a forma que a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima o abraçou, proporcionando um bom desempenho e entusiasmando os alunos.

As escolas, Alto da Boa Vista, Maria do Carmo Guirra e Modelo, também fazem parte do projeto e receberão as atividades posteriormente.

Fonte Texto (Wesley Brandão).