.

2ª Conferência Municipal de Educação

A conferência municipal de educação propagada pela Secretaria Municipal de Educação ocorreu no dia 30/04/2015 e foi motivada pelo Plano Municipal de Educação, conforme orientação de Lei Federal 13.005/2014. O evento contou com a presença de 200 pessoas entre profissionais da educação, pais, alunos, autoridades locais e outros representantes de diversos segmentos sociais.

Essa conferência foi necessária para debater os diversos temas de educação para traçar metas e estratégias a serem seguidas pelo município ao decorrer dos próximos 10 anos.

Estiveram presentes como componentes na mesa de abertura, o Prefeito Municipal de Cocalzinho, Alair Gonçalves, Secretária de Educação, Iolanda Parente e o Presidente da Câmara Alessandro Otoni Barcelos.

No evento foram homenageados os profissionais da Educação que contribuíram com a construção da educação ao longo dos últimos anos no município.

A conferência respeitou a construção democrática, onde todas as pessoas puderam opinar e fazer sugestões entre propostas de metas e estratégias, para Cocalzinho, havendo o amplo debate.

Foram tratadas no total de 10 metas que têm relação direta com o município de Cocalzinho, que perpassaram entre os seguintes temas: universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades; promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria na qualidade de educação; formação para o trabalho e para a cidadania; com ênfase nos valores morais e éticos em que se fundamenta a sociedade; promoção do princípio da gestão democrática de educação pública; promoção humanística científica, cultural e tecnológica do País; estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do Produto Interno Bruno – PIB, que assegure atendimento às necessidades de expansão, com padrão de qualidade e equidade; valorização dos profissionais da educação; promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

Fonte Texto (Sec. Educação e Cultura)