3ª CONFERÊNCIA DA SAÚDE – SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PRA CUIDAR BEM DAS PESSOAS: DIREITO DO POVO BRASILEIRO.

A Conferência iniciou de forma solene com a presença do Prefeito Alair Ribeiro, Vice Prefeito Alair Rabelo, Secretário de Saúde Edson Barreto e demais representantes de entidades. A conferência tem o objetivo de promover políticas públicas de saúde para os próximos 4 anos.

Diante dos Eixos apresentando para a Conferência Nacional o Município entendeu como prioritários os seguintes temas para debate: I – Direito à Saúde e Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade, II – Participação e Controle Social, III – Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde.

A conferência contou com a participação da equipe de saúde do Município de Cocalzinho de Goiás, Representantes do Conselho Estadual de Saúde e Regional Pireneus, bem como de outras Secretarias e da sociedade Civil como um todo a fim de auxiliar na elaboração do relatório final, que deverá ser submetido à conferência Estadual.

Com a conferência foram eleitos 4 delegados para representar o Município de Cocalzinho de Goiás na Conferência Estadual sobre as propostas levantadas em cada eixo temático discutido.

Cumpre ainda salientar, que o palestrante Fausto Jaime esclareceu a todos os presentes  como funciona o Sistema Único de Saúde-SUS e como acessar seus benefícios.

O Secretário de Saúde Barreto ainda ressaltou “que as políticas desenvolvidas na conferência são de suma importância para o município”, uma vez que reflete, e muito, as dificuldades que a Secretaria de Saúde deverá enfrentar e as ações possíveis para superá-las, sempre com foco na população do Município de Cocalzinho de Goiás. “O mesmo entende que escutando os anseios desse público, por intermédio da conferência, haverá muito mais eficiência e agilidade nas ações a serem adotadas, uma vez que a sociedade civil se fez presente em massa ali.

O secretário ainda elogiou a participação em peso da sociedade e destacou a importância do evento para o Município. Além é claro de agradecer o empenho de toda a sua Equipe.

Pref. Cocalzinho