Secretaria Municipal de Saúde investe na capacitação dos profissionais do SAMU, visando melhorar o atendimento à população.

A prefeitura municipal, por intermédio da Secretária de Saúde, promoveu ontem dia 02/02/2016 capacitação junto aos servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A capacitação tem o objetivo de manter os profissionais atualizados quanto aos procedimentos de atendimento, como: Problemas cardiorrespiratórios, Intoxicação, Queimaduras graves, Trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, Tentativas de suicídio, Crises hipertensivas, Acidentes/traumas com vítimas, Afogamentos, Choque elétrico, Acidentes com produtos perigosos, Transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte, Acidentes de trânsito, Acidentes domésticos dentre outros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funciona 24h por dia e 7 dias por semana e atende URGÊNCIAS e EMERGÊNCIAS em residências, locais de trabalho e vias públicas, e é composto por um Condutor e um Enfermeiro de plantão, capacitado para o atendimento.

A ligação 192 é gratuita e é atendida na Central de Regulação de Anápolis por um médico que pergunta o quadro clínico do paciente, local da ocorrência, nome da vítima e contatos da vítima, identificado o problema o médico regulador analisa o caso e passa orientações para equipe do SAMU de Cocalzinho, que tem até 2 minutos para sair com a viatura para o atendimento.

Antes de efetuar a ligação para o 192, procure saber detalhes sobre o estado do paciente: dores intensas, dificuldades de respirar e se corre o risco de morte. Também é importante ter o endereço correto de onde está a vítima e pontos de referência. Assim, você contribui com informações mais exatas para a análise do médico regulador e acelera a chegada da viatura.

A administração alerta a toda população não passe trote, alguém conhecido pode estar precisando do atendimento do SAMU.

Fonte: Sec. Mun. de Saúde

Fotos/ASCOM