Aprovação do aterro sanitário em Planalmira só depende do aval dos vereadores de Abadiânia.

Nos últimos meses tem se falado muito no CORSAP – Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e de Goiás, isso porque até o mês de agosto todos os municípios do Brasil terão que acabar com os chamados lixões.

Para os prefeitos e representantes do meio ambiente e outras autoridades municipais de Cocalzinho, Abadiânia, Corumbá, Pirenópolis e Alexânia que se reuniram nesta sexta feira 14/03, em Abadiânia, o CORSAP pode ser a solução de imediato para que eles consigam cumprir as exigências da lei com relação ao destino dos resíduos.

Durante a reunião o prefeito de Abadiânia Wilmar Arantes que se mostrou disposto a ceder uma área para a criação do aterro comunitário em seu município relatou “ quero que os moradores e vereadores tirem da cabeça a ideia de que vamos trazer um lixão para Planalmira, tudo vai ser tecnicamente correto, o lixo vai ser tratado, vai ter pessoas responsáveis, o ambiente deve ser bem preparado, queremos de fato trazer uma indústria, é verdade que vai ser de lixo, mas isso vai acabar gerando empregos, lixo hoje é material semi industrializado basta saber aproveitar’’.

O secretário de Meio Ambiente de Cocalzinho José Francisco em seu discurso pediu maior agilidade, “menos reuniões e mais ação”, pois o prazo determinado pela lei está se esgotando e uma solução satisfatória para o problema ao Ministério Público deve ser apresentada.

Os prefeitos de Pirenópolis e Alexânia pediram maiores explicações sobre o Projeto, pois segundo eles propostas semelhantes a do CORSAP desde o ano de 2000 são analisadas e nunca saíram do papel. Em resposta o técnico do consórcio, Marconi, afirmou que somente a partir da gestão dos 16 prefeitos participantes, dos Governadores Agnelo (DF) e Marconi (GO) que efetivamente o consórcio saiu do papel. Confira no vídeo.

Se manifestando sobre o assunto o prefeito de Cocalzinho afirmou que o primeiro passo é definir o local para a construção do aterro. Já o superintende do Consórcio, Arquicelso Bites afirmou mais uma vez para os presentes na reunião, que a intenção não é trazer um lixão para Planalmira, mas sim uma usina de beneficiamento de resíduos sólidos.

Os vereadores de Abadiânia que estavam presentes ficaram a favor das ações que prevê o consórcio, agora o poder de decisão para a aprovação está nas mãos da maioria dos legisladores. Os representantes do CORSAP e dos municípios marcarão uma nova reunião para dar maiores esclarecimentos aos vereadores de Abadiânia sobre o consórcio, para daí efetivamente começarem as atividades concretas.

Fonte: TV Girassol

Outras Postagens

©2021 - Prefeitura de Cocalzinho de Goiás. Todos os direitos reservados.