.

Assistência Social: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promove Semana Municipal do Idoso

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas e comemorado no dia 1º de outubro, com a proposta de sensibilizar mundialmente a sociedade para as questões do envelhecimento.

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, conforme a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006. Esta data é marcada pela conquista do Estatuto do Idoso, instituído em 2003, documento que regulamenta os direitos da pessoa idosa, com objetivo de fortalecer esta crescente parcela da população, garantindo assim o seu pleno exercício da cidadania.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS realizou a Semana Municipal do Idoso, com um conjunto de atividades com o objetivo de promover a integração entre de Cocalzinho, Girassol e Edilândia.

A Semana Municipal do Idoso é um projeto social que tem por objetivo de proporcionar aos grupos da Terceira Idade da SEDE, dos Distritos e  convidados da região uma semana exclusiva à eles com atividades de lazer, saúde, cultura, esporte, educação, recreação, estimular a prática de atividades físicas, mentais e conscientizar o idoso de sua importância como fonte de experiências, além de compreender o seu papel na construção de uma sociedade com uma qualidade de vida mais elevada.

O evento também busca sensibilizar os diversos segmentos da sociedade sobre o papel e a respectiva importância do idoso. O projeto foi realizado com atividades em Girassol, Cocalzinho e Edilândia e palestras com vários segmentos ministradas por  profissionais. Em Cocalzinho, a Assistente Social que atua como Coordenadora de um CRAS no Distrito Federal, Ediane Dias, falou sobre os direitos do idoso, abordando o Estatuto do Idoso. Em Girassol um agente da Polícia Civil, abordou o tema, “Maus tratos e violência”, em Edilândia a palestra com a médica, Drª Josefa, abordou o tema “Saúde nessa fase de vida”.

O encerramento do projeto aconteceu com um dia de lazer no retiro Lagoa do Samuel, com participantes do programa de todo o município e muita atividade para descontrair e alegrar os idosos.

A todo o momento, os participantes da Semana do Idoso se sentiram felizes, convivendo com outras pessoas, exercitando a mente, partilhando momentos impar e sendo valorizados diante do carinho proporcionado pela equipe do CRAS.

Fonte Texto: Coordenação do Centro de Referência de Assistência Social

Fotos Caminhada em Cocalzinho:

Fotos Palestra em Girassol:

Fotos Passeio Lagoa do Samuel: