.

.

.

“Campanha Faça Bonito” CREAS no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nesse 18 de Maio se comera o 16º ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00.

O Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Nesse sentido o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS mobilizou os dois Distritos de Cocalzinho de Goiás e a SEDE, com palestras, campanhas, diversas atividades com crianças e adolescentes para fortalecer os vínculos afetivos familiares e sociais, com o foco na proteção de direitos de crianças e adolescente, bem como o empoderamento da sociedade como responsável em manter nossas crianças livres ou a salvo de condutas perniciosas de adultos em relação aos nossos jovens, conscientizando a todos do dever no combate da exploração sexual de crianças e adolescentes.

A primeira dama, Célia Ribeiro, e a secretaria de Assistência Social, Leydiane Sousa Silva, acompanharam todas as atividades.

Veja mais fotos desse evento em nossa página no facebook, clique aqui!