.

Cocalzinho faz parte do Mapa Turístico de Goiás

O município de Cocalzinho de Goiás agora faz parte do Mapa Turístico de Goiás que tem 83 destinos divididos em 10 regiões. A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Turismo trabalhou no cumprimento das exigências impostas pela Goiás Turismo, possibilitando a participação de Cocalzinho como a região do Ouro e Cristais e região do Vale Serra da Mesa.

O prefeito Alair e o secretário José Lima, exibiram o novo mapa. “Trabalhamos coletando informações e dados necessários para preencher os requisitos da Goiás Turismo, assim conseguimos a inclusão de Cocalzinho nesse importante mapa que visa organizar o turismo e dar um norte aos turistas, estamos satisfeitos com essa conquista”, disse o secretário.

“O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que orienta a atuação dos órgãos oficiais da área nos estados e do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. Tendo como focos a estruturação, a gestão e a promoção do setor de forma regionalizada e descentralizada, o documento é construído em conjunto com os estados brasileiros.

Para ser incluído no Mapa Turístico, o município precisa seguir as regras estabelecidas pelo Ministério do Turismo. É exigido que a cidade tenha uma pasta de turismo, dotação de verba específica no orçamento anual, apresentação do Termo de Compromisso assinado pelo prefeito ou dirigente responsável pelo setor, além de aderir ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística.

A previsão é de que a atualização da ferramenta seja feita a cada dois anos, respeitando o primeiro ano de mandato dos prefeitos e dos governadores. De acordo com o Ministério do Turismo, a ideia é que os gestores municipais e estaduais tenham um instrumento que retrate corretamente a sua realidade e que possibilite, dessa maneira, a gestão correta do turismo na região.

Mapa Goiano

Todas as dez regiões têm novos integrantes. As 34 cidades que entraram na lista pela primeira vez ou que voltaram a fazer parte dela estão comemorando. A Região Turística do Ouro e Cristais foi a que ganhou mais municípios: sete”. (Fonte Texto / Goiás Turismo).

Prefeito Alair e o secretário José Lima exibem o novo mapa turístico / foto: Samuel Machado