Atividades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS

   O CRAS é uma unidade de Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único da Assistência Social), que tem por finalidade atender  e acompanhar as famílias em situação de vulnerabilidade  e risco social do nosso município. Tem como objetivo o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e a ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

   O Cras oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

   A equipe do CRAS acolhe, orienta e acompanha famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. O trabalho do CRAS é realizado de maneira articulada com a rede de serviços socioassistenciais do município.

   No CRAS são desenvolvidos projetos sociais e atividades educativas e de promoção à cultura, lazer, saúde, esporte com grupos da Terceira Idade, adolescentes, crianças e mulheres da cidade sede e Distritos de Girassol e Edilândia.

   A equipe do CRAS é composta por uma equipe multidisciplinar qualificada que elabora e estimula a prática de atividades físicas e mentais promovendo o desenvolvimento biopsicossocial dos participantes objetivando a construção de uma sociedade com maior qualidade de vida.

      Estes são alguns dos serviços oferecidos no CRAS:

  • Atendimento psicossocial às famílias;
  • Inserção das famílias em benefícios, programas e projetos (Inclusive geração de renda);
  • Elaboração de laudo, relatório e parecer psicossocial;
  • Atividades sócio-educativas;
  • Acompanhamento rotativo às famílias;
  • Visitas domiciliares e institucionais;
  • Suporte técnico aos programas sociais;
  • Palestras sócio-educativas (Saúde e Educação).

    Proteção Social Básica – CRAS:
  • Tratamento das Famílias ou Indivíduos em situação de vulnerabilidade social;
  • Privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos);
  • Fragilização de vínculos afetivos (relacionais e de pertencimento social).

Nossas atividades dos grupos de convivências iniciarão no mês de fevereiro, interessados podem procurar o CRAS em Cocalzinho ou os pontos de apoios nos Distritos de Girassol e Edilândia, para realizarem seu cadastro.

Fonte texto (CRAS).

Outras Postagens

©2021 - Prefeitura de Cocalzinho de Goiás. Todos os direitos reservados.