.

CRAS: Projovem desenvolve Projeto sobre meio ambiente, cidadania e reciclagem com os jovens

No mês de Abril os coletivos do Projovem Adolescente do Distrito de Girassol, Cocalzinho e Edilândia desenvolveram um projeto chamado MEIO AMBIENTE, CIDADANIA e RECICLAGEM.

“A vida pede mais que consciência ecológica, a vida pede atitude”.

O programa Projovem Adolescente tem como um dos seus objetivos preparar seus educando para cidadania, à respeito ao próximo, à natureza e à si. Destaca-se nesse contexto, a importância da preservação ambiental e a  discussão e reflexão sobre a ação humana diante da natureza.

A realidade, percebida no dia a dia como o desperdício de papel e lixo jogado no chão, nos faz buscar métodos para estimular mudanças de postura diante do meio ambiente.

A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.

Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que trabalhemos também com a formação de valores e atitudes.

Nessa perspectiva, foi elaborado esse projeto, que tem como objetivo despertar os jovens para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à reutilização de materiais favorecendo a reflexão sobre o consumismo e a responsabilidade ética do ser humano em relação ao planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.

Possibilitar a construção da consciência ecológica crítica e transformadora fazendo análises importantes tanto nos conteúdos programáticos como na prática relativa ao meio ambiente.

Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar de modo consciente para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.

Conscientizar ao adolescente para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino, na reciclagem, nos responsáveis pela produção, em casa e em espaços comuns e que compreenda que se pode tirar proveito e lucro da coleta e reciclagem, ao mesmo tempo, trazendo retorno para a família.

O encerramento do projeto foi nesta terça feira 29 de Abril com apresentações realizadas pelos adolescentes dos coletivos municipais no Salto de Corumbá. O passeio educativo reuniu as turmas dos três Coletivos do Projovem que funcionam junto as unidades do Centro de Referência de Assistência Social – Cras.

O passeio contou com mais de 75 jovens e teve como objetivo o encerramento do ciclo Meio Ambiente e Cidadania. No evento foi ressaltada a importância da preservação do meio ambiente. Buscou-se também incentivar a interação entre os adolescentes como também com a equipe do Projovem.

Fazer a sensibilização da juventude e transformá-la em multiplicadora no projeto de conscientização sobre a importância de preservação do meio ambiente. As Orientadoras do Projovem Adolescente fizeram um roteiro pelo clube com os adolescentes. A meta é apontar o mau exemplo daqueles que jogam lixo no local e mostrar como toda a comunidade deve utilizar os espaços turísticos.

O Projovem Adolescente é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e presta serviço socioeducativo à juventude e estimula a participação dos garotos nas atividades da comunidade, como campanhas beneficentes e de conscientização.

Além da participação efetiva da equipe Projovem e dos adolescentes do programa, participou a Primeira Dama Célia Ribeiro, Secretaria de assistência social e Coordenadora e equipe do CRAS .

Fonte Texto: CRAS

Fotos: Ascom. Prefeitura de Cocalzinho