.

.

.

CRAS: Projovem Participa da Campanha Nacional contra o abuso e a exploração sexual contra criança e adolescentes

Os coletivos do Projovem adolescente municipais participam essa semana de uma palestra educativa realizada pelo CREAS(Centro de Referência Especializados em Assistência Social) a campanha visa orientar e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes .

Os adolescentes foram orientados sobre quais os tipos de violência a campanha objetiva combater: Violência sexual,  que é uma violação dos direitos sexuais, porque abusa e explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias a sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social. Foi ressaltado também que a violência sexual pode ocorrer de duas formas, o abuso sexual e exploração sexual. Pode ocorrer no ambiente interfamiliar quando há relação de parentesco entre vitima e agressor e, extrafamiliar, quando não há uma relação de convivência familiar entre agressor e vitima.

Esse dia foi marcado porque uma menina capixaba de Vitoria-ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido e os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, após uma forte mobilização,conquistou a aprovação da lei Federal 9.970/2000 que instituiu o 18 de Maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Criança e adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de criança, adolescente e na luta pelo fim da violência sexual.

A Palestrante orientou os adolescentes como denunciar, caso sofram ou fiquem sabendo de alguém que esteja sofrendo qualquer tipo de  violência, procurar o conselho tutelar, delegacias especializadas ou comuns , polícia militar, polícia federal , polícia rodoviária federal  ou pelo Disque 100.

DSCN1446

A palestra foi desenvolvida pela profissionais do CREAS, a coordenadora Camila e a psicóloga Juliana de forma dinâmica, criativa e muito descontraída. O evento contou também com a presença da secretária de assistência social Leidiany Ribeiro, da coordenadora Adriana Rocha,  da psicóloga  e assistente social do CRAS.

Mais fotos deste evento em nossa página no Facebook, Clique Aqui.

                         Projovem na campanha Faça Bonito