.

Educação: a problemática do ensino médio no Distrito de Girassol

Na noite desta quinta-feira 21/01/2016, no Distrito de Girassol, na Escola Municipal Maria do Carmo Guirra, ocorreu a reunião com o Prefeito, Alair Ribeiro, Vereador, Alessandro, Secretária Municipal de Educação, Eunice Gomes, Diretora da Escola Estadual, Cristina, Professores, Pais e Alunos para tratar sobre o espaço físico do ambiente escolar dos alunos do ensino médio.

Essa pauta vem se arrastando há alguns anos, pois o Estado não está cumprindo com a função dele que é o de finalizar a Escola Estadual Valdir Rezende e neste ano entra em vigor a Lei nº 13.005, Plano Nacional de Educação, que obriga os municípios inserirem em ambiente escolar para educação infantil alunos na rede pública de 04 a 05 anos.

Ocorre que na Maria do Carmo Guirra existiam salas cedidas ao Estado há alguns anos, para que os professores do ensino médio pudessem lecionar enquanto a Escola Estadual ficasse pronta. Porém, as obras atrasaram, pois, o estado não estava fazendo o repasse de verbas para a empresa que está construindo a escola e agora no ano de 2016, o distrito de Girassol, teve uma demanda acentuada de crianças para serem inseridas na Educação Infantil.

Em face desta problemática o Prefeito para atender a obrigatoriedade da lei federal teve que tomar uma decisão drástica, desocupar as salas que o Estado estava utilizando, sem pagar nada ao município, e destina-las a educação infantil que de fato é competência do município, e assim, atender a demanda da população que necessita colocar seus filhos de 04 a 05 anos para estudar e conseguirem uma oportunidade de tempo para trabalharem.

O Prefeito esclareceu que jamais deixará os alunos do ensino médio “a ver navios”, pois desde o ano passado foi a Goiânia diversas vezes para cobrar por parte do Estado a implantação do novo equipamento público, esteve inúmeras vezes com a Subsecretária de Educação do Estado que fica em Anápolis, Sonja Maria, para cobrar providências imediatas diante desta situação, ao passo que a Subsecretária afirmou e garantiu que serão implantados 05 módulos de ensino em caráter emergencial, na quadra de esporte ao lado da Escola Maria do Carmo Guirra, para atender os alunos do Ensino Médio até o dia 15 de Fevereiro de 2016.

O Prefeito solicitou ainda na reunião que a comunidade do distrito se unisse, pois essa problemática somente poderá ser vencida com a união de todos.

Fonte: ASCOM (Daniel/Fernanda/Samuel).