Grupo de crianças do CREAS – Atendimento Especializado

O grupo com crianças foi formado no CREAS Florescer no ano de 2014, tendo como público alvo crianças de 04 a 12 anos que sofreram alguma violação de direitos, por ocorrência de: Negligência, abandono, abuso sexual, violência física ou psicológica, essas crianças são atendidas pelo serviço de proteção em atendimento Especializado a famílias e indivíduos (PAEFI).

Do ano de 2014 a março de 2015 foram realizados vinte e três encontros, sendo quinzenais. Os assuntos abordados são de caráter psicopedagógicos, educativos e preventivos como valores, direitos e deveres, convívio familiar, interação social, desenvolvimento psicomotor, entre outros. O planejamento dos temas são baseados nos encontros anteriores de acordo com a necessidade de cada membro do grupo.

O grupo é conduzido por uma pedagoga com o auxílio de uma psicóloga, pois a junção dessas duas abordagens profissionais abrange com mais praticidade a diversidade de temas a serem trabalhados. A presença da psicóloga no grupo auxília também na identificação da necessidade de um atendimento individual em alguns casos de violação de direitos específicos.

O grupo trabalha embasado na Teoria Sócio Interacionista idealizada por Vygotsky, que busca proporcionar ao indivíduo, a construção de seu próprio conhecimento e de seu desenvolvimento intelectual, através de seu meio social, sendo protagonista de sua história de vida, tendo como mediadores profissionais qualificados para estar atuando na área.

Com mais de um ano da realização do projeto, percebe-se que os objetivos têm sido alcançados com êxitos, depoimentos de familiares, progresso de crianças que nem ao menos conseguiam se comunicar tiveram um avanço aplausível é  gratificante perceber que o trabalho esta obtendo resultados, ainda mais se tratando de famílias em situação de risco, que tiveram quaisquer uns de seus direitos violados.  Esse trabalho de conscientização, prevenção e interação social deve ser realizado não somente com as vítimas mais com toda a família de forma a buscar o resgate dos vínculos e fortalecimento familiar, sendo este o objetivo de todo o trabalho realizado pela equipe multidisciplinar do CREAS.

Autoria : Bruna Basílio  e Rute Araújo

Outras Postagens

©2021 - Prefeitura de Cocalzinho de Goiás. Todos os direitos reservados.