Devido ao aumento de casos de dengue nos últimos meses, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde (SEMUSA) iniciou o combate ao Aedes Aegipty com a utilização do carro Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como “fumacê”, o equipamento nebulizador acoplado a veículos é bastante útil para o controle de surtos e epidemias em razão do seu alto rendimento.

Só neste ano a SEMUSA notificou mais de 200 casos de dengue em todo município, boa parte nos meses de março e abril.

As ações com o equipamento fumacê foram iniciadas no mês de março com o objetivo de conter a proliferação do mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya, realizando bloqueios focais em Edilândia, que foi finalizada recentemente e direcionada sua continuidade alternadamente, entre Cocalzinho e Girassol.

Constantemente, de modo preventivo em cenários não epidêmicos e epidêmicos, são realizadas visitas residenciais dos agentes de endemias da secretaria de saúde municipal informando aos moradores sobre a importância do combate preventivo às doenças chamadas de arboviroses e endêmicas.

Diante do atual cenário, o prefeito Alessandro, secretário de saúde Gilmar e gerente de endemias Ivalmir dos Santos, orientam os munícipes no desenvolvimento de ações de vigilância sanitária, realizando ações como:

1-  Acomodação adequada do lixo doméstico;

2- Higienização de quintais, calhas e piscinas;

3- Manter cobertos os reservatórios de água como: caixas d’agua, cisternas, fossas e demais fontes de reserva de água;

4- Destruição e limpeza constante de recipientes que podem conter resíduos de água para evitar criadouros do mosquito.

Fonte / Texto: Karla Queiroz – Assessoria de Comunicação.