Nesta terça-feira (17), a SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) por intermédio da secretária Eunice Gomes de Oliveira realizou a Abertura Oficial do Programa Alfa Mais Goiás e contou com a presença do Prefeito Alessandro Barcelos, da Presidente da Câmara Municipal Vereadora Irmã Tânia, gestores das escolas municipais (Joelma Monteiro da Silva, Rosenília da Cruz Montes, Valdirene Jacob Madureira, Romilda Basílio de Souza Figueredo, Iolanda R. de Carvalho Parente, Marta Gonçalves), professores dentre outros profissionais da educação.

Sobre o programa:

       O Governo do Estado de Goiás, em regime de colaboração com os municípios e por meio da SEDUC (Secretaria de Estado de Educação), cria um novo programa de alfabetização que tem como objetivo reduzir os índices de alfabetização incompletas e o letramento insuficiente entre os estudantes das redes públicas de ensino, o Alfa Mais Goiás, visando assegurar a alfabetização completa na idade certa até o 2º ano do Ensino Fundamental.

       O programa visa implementar ações voltadas aos professores e estudantes da Educação Infantil e 1º, 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, através de recursos técnicos e financeiros do Governo de Goiás serão executadas as ações do programa e o pagamento de bolsas para os profissionais envolvidos, inclusive entrega de materiais didáticos.

       Será implementado também o ICMS Educacional, que dispõe da inclusão de indicadores de qualidade de ensino, ou seja, fluxo escolar, avaliações de desempenho dentre outros. Com o apoio e auxílio do PARC (Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração) e de suas parcerias com a Associação Bem Comum e Centro de Políticas Públicas e Avaliação serão executadas avaliações da fluência em leitura, para acompanhamento no nível de alfabetização.

       A secretária Eunice Gomes parabenizou toda a equipe da secretaria pela organização do evento, ao Governo do Estado do Goiás pelo programa, a SEDUC por apoiar o Município e disse: “Quem tem equipe não anda só e por isso este evento tão lindo e grandioso”.

       O Prefeito Alessandro Barcelos, agradeceu enormemente ao Governador Ronaldo Caiado, a Secretária Eunice Gomes, a Presidente da Câmara Municipal Vereadora Irmã Tânia, todas as diretoras e gestores das Escolas Municipais pelo comparecimento ao evento e comprometimento com a educação. Uma calorosa congratulação à Carla Mendonça Lisboa Bernardes – Gerente do Programa Alfa Mais Goiás da SEDUC, por estar presente representando ao Governador Caiado, a primeira dama Gracinha Caiado, a Secretária Fátima Gavioli, da Superintendente Gisele Campos Faria e pela palestra sobre o programa no intuito de instruir o corpo docente municipal da SEMEC.

       Ao finalizar o prefeito disse: “A única forma de mudarmos tudo é através da Educação”.

Fonte/Texto – Karla Queiroz – Assessoria de Comunicação