.

Prefeito participa da primeira reunião da COARIDE e cobra mais empenho dos conselheiros

O Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (COARIDE) é o Conselho Administrativo da RIDE, criado pela Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998, e regulamentado pelo Decreto nº 7469, de 04 de maio de 2011, para coordenar as atividades a serem desenvolvidas na RIDE.

A primeira reunião do grupo foi realizada na última quarta feira (04/06) no Ministério da Integração Nacional, para a apresentação do Decreto nº 7469 e o debate sobre agenda dos próximos passos da COARIDE.

Durante a reunião algumas dúvidas surgiram, ocasionando um leve “bate boca” entre os participantes, dentre elas o motivo principal do encontro a apresentação do Decreto, que deveria se feito entre pessoas de conhecimento técnico sobre os termos e não entre prefeitos e outros representantes. Outro ponto de discussão foi a proposta apresentada pelos gestores de possíveis visitas em cinco municípios mais desenvolvidos, isso gerou uma polêmica, muitos presentes alegaram que as visitas técnicas para levantar indicadores que mostrem a realidade de dificuldade vivenciada pelos municípios, deveriam ser feitas nos mais necessitados e não nos sugeridos (Pirenópolis, Luziânia, Formosa, Unaí e Valparaíso ).

O prefeito Alair Ribeiro acompanhado do secretário de esportes Iremar Ferreira Gomes, não ficou satisfeito com a pauta da reunião e muito menos com os termos apresentados e cobrou mais empenho dos conselheiros da COARIDE “pensei que a reunião fosse para tratar das dificuldades que temos em nosso município, hoje tenho um SENSO que é inferior a realidade, por conta disso estamos no prejuízo com relação aos recursos. Nossos conselheiros e representantes da RIDE deveriam ser mais presentes nessas reuniões é muito difícil vermos eles nos encontros e ainda querem levar reuniões para os municípios deles” desabafou o prefeito.

Diante de tantos impasses os coordenadores da SUDECO irão fazer um novo planejamento com relação os passos a serem tomados pelos conselheiros da COARIDE.

COARIDE (16)COARIDE (21)