.

Prefeito participa de Videoconferência sobre Ouvidoria no Senado Federal

O prefeito Alair Ribeiro participou nesta terça 26/11 de uma videoconferência no Senado Federal onde o tema em pauta foi a discussão sobre a melhoria e implantação de Ouvidorias, a fim de intensificar a comunicação direta entre governantes, cidadãos  e a quem mais lhe for de interesse.

A reunião  presidida pela relatora da Ouvidoria Geral do Senado, a Sen. Lucia Vânia, contou com a presença  do Ouvidor Geral da União José Eduardo Romão, da Sen. Ana Rita, da Sen. Ana Amélia, do Sen. Roberto Requião, da Secretária Geral da Mesa do Senado Cláudia Lyra,  do Diretor de Transparência do Senado Carlos Mathias, do Sen. Pedro Taques, do Sen. Eduardo Suplicy, de vários representantes de Estados do país através de videoconferência (Amazonas, Roraima, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Espírito Santo, Rio Grande do Norte) e representantes de municípios do entorno.

Durante a reunião foi questionado a importância de que todos os órgãos governamentais devem ter um canal de comunicação entre o cidadão, canal este que seja capaz de ouvir, entender, dar uma resposta plausível para o requerente e que seja capaz de mensurar a satisfação do mesmo. “Uma ouvidoria é um instrumento em que o cidadão possa tirar suas dúvidas, expressar  suas sugestões e reclamações para colocar o governo nos trilhos” Sen. Pedro Taques.

A senadora Ana Amélia que compôs a mesa logo após o início da reunião, relatou a importância das redes sócias como meio de comunicação com o cidadão, “temos que dar mais atenção para as redes sociais, pois foi através delas que várias pessoas se uniram e foram para as ruas em protesto contra os governantes”

O Ouvidor Geral da União José Eduardo Romão falou sobre o trabalho da ouvidoria, “temos que ouvir melhor o cidadão para que possamos responder seus questionamentos mais adequadamente, temos que criar junto com a população fóruns, enquetes, eventos e audiências públicas, com isso podemos fazer com que o cidadão, tenha uma maior participação na administração pública”.

Após a reunião o prefeito Alair Ribeiro bastante satisfeito com a troca de experiência e a aquisição de novos conhecimentos, irá implantar medidas para que o cidadão do município de Cocalzinho de Goiás possa ter uma maior participação nas ações da administração através de um canal de comunicação direto com os gestores, “nós vamos implantar uma ouvidoria, com isso vamos ouvir os munícipes, suas necessidades, sugestões e reclamações”, afirma o prefeito.