Primeiro encontro dos Idosos do Distrito de Edilândia

Aconteceu na última quarta, 23/04 o primeiro Encontro de Idosos em Edilândia realizado no ponto de apoio. A programação contou com uma palestra sobre a arte de envelhecer com a psicóloga,  dinâmicas, sorteio de cestas de ovos de páscoa e um forró para finalizar. Participaram do evento além dos idosos local,  a equipe da Secretaria de Assistência Social, a equipe do CRAS e a Primeira Dama Célia que sempre se faz presente nas reuniões.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos é um Serviço da Proteção Social Básica que tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

A intervenção social do CRAS de Cocalzinho, Girassol e Edilândia esta pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social. Estão inclusos vivências que valorizam suas experiências, que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir.

Além de objetivos gerais referentes ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o CRAS define objetivos específicos para o serviço com os idosos:

– Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo;
– Assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária;
– Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida;
– Propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir. Isso contribuirá para o desenvolvimento da autonomia social dos usuários.

Podem participar dos grupos de Idosos (as) pessoas com  idade igual ou superior a 60 anos, em situação de vulnerabilidade social, em especial:

– Idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada;
– Idosos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda;
– Idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço.

Os encontros acontecem mensalmente, em Cocalzinho no CRAS com a Psicóloga Rayenne, em Edilandia e Girassol com a Psicóloga Elia. Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, o interessado deverá procurar o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Cocalzinho, ponto de apoio em Edilândia, ou na subprefeitura em Girassol, para obter informações sobre a oferta do Serviço. Além disso, o interessado pode ser encaminhado ao CRAS pela rede socioassistencial e pelas demais políticas públicas e,ou identificado por meio de busca ativa.

Psicóloga – Rayenne Ribeiro

CRP: 09/008644

Outras Postagens

©2021 - Prefeitura de Cocalzinho de Goiás. Todos os direitos reservados.