.

Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social: Evento em comemoração ao Dia Internacional do Idoso

O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas e comemorado no dia 1º de outubro, com a proposta de sensibilizar mundialmente a sociedade para as questões do envelhecimento.

No Brasil, o Dia do Idoso é comemorado na mesma data do Dia Internacional do Idoso, conforme a Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006.

Esta data é marcada pela conquista do Estatuto do Idoso, instituído em 2003, documento que regulamenta os direitos da pessoa idosa, com objetivo de fortalecer esta crescente parcela da população, garantindo assim o seu pleno exercício da cidadania.

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS promoveu um dia de lazer, em um conjunto de atividades que marcam esta data com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho do CRAS com Idosos diante da comunidade, em Cocalzinho, Girassol e Edilândia.

O CRAS desenvolve um projeto social que tem por objetivo  proporcionar aos grupos da Terceira Idade da cidade e distritos, atividades  de lazer, saúde, cultura, esporte, educação e recreação, estimulando a prática de atividades físicas e mentais e conscientizando o idoso de sua importância como fonte de experiências e do seu papel na construção de uma sociedade com maior qualidade de vida.

O evento também busca sensibilizar os diversos segmentos da sociedade sobre o papel e a respectiva importância do idoso.

O dia de lazer aconteceu no Salto de Corumbá no dia 08 de outubro de 2015, que reuniu os idosos do município, onde possibilitou que pudessem dançar, tomar banho. Houve sorteios de prêmios para os participantes, sendo um dia descontraído, comemorativo com muita diversão.

O evento contou a participação de toda equipe do CRAS, Profissionais da Secretária de Saúde, a Secretaria Leidiany Ribeiro, que muito se empenhou para a realização do evento. Também estiveram presentes o Prefeito Alair Ribeiro, o vice prefeito Nenzão, a Primeira dama Célia Ribeiro e Cleijane, assessora do Deputado Gustavo Sebba, entre outras autoridades.

A comemoração do dia idoso contou ainda com uma apresentação teatral das profissionais do CRAS Cintia e Patrícia com a participação da Primeira Dama Célia Ribeiro, como figurante, onde retratou a importância de ser jovem e ativo, independente da idade. Foi um momento de descontração e aprendizado para todos os presentes.

O dia do idoso foi comemorado com musica ao vivo, recreação aquática (hidroginástica), sorteios, entre outros. Também foi servido café da manhã. Almoço e lanche. Vale ressaltar que a equipe esteve presente aferindo pressão e acompanhando os idosos, caso houvesse alguma emergência.

A todo o momento, os participantes da semana do idoso se sentiram felizes, convivendo com outras pessoas, exercitando a mente e partilhando dos momentos.

Destaca-se que os responsáveis pelo Salto de Corumbá fórum muito prestativos e solidários, cedendo o espaço do clube para a realização do evento.

Fonte: Coordenação do Centro de Referência de Assistência Social