.

.

.

Secretaria de Assistência Social – Alunos do Projovem no Karatê

Os adolescentes do Projovem participaram ainda neste último domingo no dia 01/12/2013, das 13:00h as 17:00h no Instituto dos Pioneiros de Águas Lindas de Goiás (INPALGO), do Exame de Faixas (mudança de faixa) na modalidade Karatê. O evento foi organizado pelo Sansei, Lucio Alves Reis.
Além dos adolescentes do Projovem participaram também do evento Academia Akan e a Equipe Leão de Judá do Distrito de Girassol. Foram passadas as faixas: brancas, amarelas, laranjas, verdes e marrom. Os adolescentes participantes do evento pertencem aos coletivos do Projovem Adolescente de Cocalzinho e Girassol e são treinados pelo professor Elielton Dias.

O projeto tem a finalidade de mostrar a importância da pratica do karatê, visto que essa arte disciplina os praticantes , auxiliando os orientadores sociais do Projovem no que diz respeito aos conceitos: atenção, comportamento, interesse, respeito e companheirismo.

Através do Karatê Shotokan houve uma melhor socialização desses adolescentes, que também puderam perceber que as artes marciais também ensinam, a não violência, através de sua filosofia e disciplina; preparando-os para uma vida social mais integrada num futuro próximo.

O professor Elielton realiza nos coletivos do nosso município aulas semanais de karatê, aprimorando assim o lado sócio-educativo do jovem, repassando valores, o saber comportar-se numa situação de conflito, o discernimento do certo e do errado, desenvolvendo técnicas do karatê referente às defesas e bases de ataque, trabalhando a personalidade do aluno, sendo a arte marcial um meio auxiliador de cada um – adquirindo conhecimentos de autodefesa, melhorando sua autoestima, concentração, respiração e coordenação motoras. Os karatecas foram avaliados pelo sansei e após algumas orientações os alunos foram aprovados e parabenizados.

Texto: Cintia Flores.