.

Secretaria de Assistência Social em Ação – Projovem, 1º Campeonato de Futebol e Queimada

O 1º Campeonato de Futebol e Queimada do Projovem Adolescente foi realizado nesta terça-feira, dia 26 de novembro de 2013 das 13:00, as 16:00h no ginásio de esporte José Ventura, realizado por meio da Secretaria de Assistência Social. O evento contou com a presença da Secretária Leidiany Ribeiro,Primeira Dama Célia Ribeiro e demais autoridades municipais, contando com o apoio da coordenadora Adriana Rocha e equipe do CRAS.

O Campeonato faz parte do Serviço de Fortalecimento de Vínculos de jovens de 13 a 17 anos. O Projovem Adolescente é um programa que faz parte da proteção básica do Centro de referência de Assistência Social (CRAS) promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Governo Federal e da Prefeitura Municipal de Cocalzinho de Goiás. A atividade tem por objetivo incentivar a prática esportiva nos coletivos e propiciar aos adolescentes vivências adquiridas rotineiramente com os valores inerentes ao esporte, bem como a disciplina e o respeito.

Para as orientadoras sociais do Projovem Adolescente, Marli Florêncio e Cintia Flores o esporte é um dos principais instrumentos de inclusão social e prevenção contra os riscos causados pelas vulnerabilidades sociais. “Se nós aliarmos o esporte à rotina do adolescente, além de tirar o jovem da ociosidade, estamos promovendo práticas do bem, com vistas a uma sociedade mais igualitária, justa e mais fraterna”, destaca.

As oficinas de esporte fazem parte das atividades desenvolvidas nos encontros semanais, do Projovem Adolescente, através da educadora física Patrícia Duarte, uma profissional comprometida que tem feito um excelente trabalho. Durante a competição foram envolvidos em média, 70 adolescentes, dos coletivos de Cocalzinho, Edilândia e Girassol.

O evento contou também com a participação voluntária de Wellington conhecido como “Lelo” e Raulino como árbitros, que levaram seus conhecimentos, contribuindo assim com a realização e sucesso do campeonato.

Texto: Cintia Flores;