Secretaria de Meio Ambiente e CORSAP propagam Audiências Públicas para expor o Plano de Resíduos Sólidos Intermunicipal

O CORSAP E A PREFEITURA MUNICIPAL DE COCALZINHO DE GOIÁS ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE (SEMMA) REALIZOU NO DIA 12 DE NOVEMBRO AUDIÊNCIAS PÚBLICAS,PARA PREPARAÇÃO DO PLANO INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOS MUNICÍPIOS GOIANOS DA RIDE DF/GO.

O CORSAP – Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e de Goiás e a Prefeitura Municipal de Cocalzinho de Goiás, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizaram Audiências Públicas para tratar do Plano Intermunicipal dos Resíduos Sólidos. A 1ª audiência foi as 10:00h na Câmara Municipal de Cocalzinho e a 2ª audiência as 15:00h no Salão Paroquial da Igreja Católica no Distrito de Girassol.

Participaram das audiências o Prefeito Alair Ribeiro, Chefe de Gabinete José Carlos Moura, os Secretários; Valdomiro Alves Ferreto (Turismo), Iremar Ferreira Gomes (Esporte), Iolanda P. Carvalho (Educação), os vereadores; Medeiros, Sirley, Gilmar e Alessandro, o Assessor Contábil e Membro do COMMAC Ademir Ferreira, membros dos Conselhos Municipais, Associações, Cooperativa de Reciclagem e Membros da Comunidade.

As audiências tiveram como objetivo, ouvir a comunidade durante o processo de preparação do Plano Intermunicipal da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos – PIGIRS.

Este foi mais um ótimo trabalho da equipe do CORSAP em parceria com a Prefeitura de Cocalzinho. O PIGIRS é o conjunto das ações integradas em busca de soluções para os resíduos sólidos da nossa região, levando-se em consideração as dimensões social, cultural, econômica, ambiental e política do nosso município. Isso dando cumprimento a Lei Federal 12.305 à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Sabemos que a MP 651/2014 que pede a prorrogação da lei 12.305, de 2 de Agosto 2014 até 2018 . A ABM havia apresentado ao Governo Federal, ao vice-presidente do Senado, Arlindo Chinaglia, e a Newton, um prazo escalonado, de forma que as cidades com mais de 100 mil habitantes encerrassem os lixões até 31 de dezembro de 2016 e, as com 50 mil e 100 mil habitantes, até 31 de dezembro de 2017. As menores, com até 50 mil habitantes, tivessem até 31 de dezembro de 2018.

O Presidente da República em exercício, Michel Temer, vetou o texto da Medida Provisória 651/2014, convertida nesta sexta-feira, 14 de Novembro, na lei 13.043, o artigo que prorrogava por quatro anos o prazo para que os municípios implementem a Política Nacional de Resíduos Sólidos de acordo com lei, que entrou em vigor em 2010. Apesar do município de Cocalzinho estar bem adiantado em relação aos projetos para a áreasaneamento, a solução para o nosso município é o consórcio intermunicipal através do Corsap. Estamos em busca de mais alternativas através da nossa Secretaria de Meio Ambiente e agradeço a todos que participaram.

José Francisco

Secretário Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)

Telefone: (61) 9942-1717 / (62) 3339-1120,

Fonte Texto ( SEMMA)

Outras Postagens

©2021 - Prefeitura de Cocalzinho de Goiás. Todos os direitos reservados.