Secretaria de Meio Ambiente inicia a execução do projeto que visa transformar o lixão em Aterro Sanitário

De acordo com a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios de todo o Brasil são obrigados a acabar com os lixões a céu aberto. Para dar cumprimento a esta Lei, a secretaria municipal de meio ambiente elaborou um projeto que visa transformar o lixão em um aterro sanitário simplificado. No aterro simplificado, metodologia criada pelo próprio Ministério do Meio Ambiente, o lixo será armazenado em valas (trincheiras) pequenas, onde não terá contato com o solo e diversas técnicas de engenharia serão utilizadas para a captação do líquido que é gerado pelos resíduos, explicou o engenheiro Marcos David.

Com o projeto elaborado o secretário de meio ambiente José Francisco, o vice prefeito Alair Rabelo, o secretário de obras Reginaldo Machado e o engenheiro responsável pelo projeto Marcos David, acompanharam in loco a situação do lixão de Cocalzinho, que em breve será denominado como Aterro Simplificado após a conclusão das obras que se iniciaram na última sexta feira (20/03). “Em parceria com a secretaria de viação e obras estamos aqui para iniciar as atividades, para que o lixão se torne um aterro, como determina a Lei nº 12305, agradeço ao nosso prefeito Alair Ribeiro, ao vice Nenzão e o secretário Reginaldo Machado, pelo apoio que tem nos oferecido com relação as ações da secretaria de meio ambiente”, relatou o secretário José Francisco.

“O fim do lixão é uma das reivindicações antigas da população de Cocalzinho, agora com esse projeto desenvolvido isso se tornará realidade, sem dúvidas é um ganho imenso para nós todos”, destacou o vice prefeito.

“Nós somos a parte executora desta obra de grande importância para o município, pois o lixo é um problema mundial e nós estamos saindo na frente para solucioná-lo” afirmou o secretário de obras, Reginaldo Machado.

De acordo com o engenheiro Marcos David, se as atividades do processo ocorrerem dentro do planejado, por meados de julho deste ano o município de Cocalzinho já estará inserido no contexto de tratamento e disposições finais de resíduos sólidos de maneira correta, sendo exemplo para os demais municípios.

Outras Postagens

©2021 - Prefeitura de Cocalzinho de Goiás. Todos os direitos reservados.