.

Secretaria de Meio Ambiente inicia processo de reflorestamento e proteção da nascente do Córrego da Pedra Fincada

Em meio a crise de água que afeta todo o país é fundamental que todos contribuam para a preservação dos recursos hídricos. Com o objetivo de evitar que uma catástrofe ocorra num futuro bem próximo, a falta de água, a Prefeitura de Cocalzinho através da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou nesta sexta (10/04) o reflorestamento e proteção da nascente do Córrego da Pedra Fincada, local onde é extraída água que abastece parte do município e alimenta um importante afluente do Rio Corumbá.

Diversas autoridades,  alunos e professores da escola municipal Modelo, a convite do secretário de meio ambiente José Francisco, participaram da solenidade que marcou o início do reflorestamento e preservação do local, dentre elas, o prefeito Alair Ribeiro, chefe de gabinete José Carlos Moura, os secretários Júlio Lima (Habitação) e Iolanda R. Parente (Educação), os vereadores Wilmar Noel, Sirley Oliveira e Gilmar Meneses, a ex-vereadora Odeth Carneiro, representantes da SANEAGO e do Grupo Lafarge, o vereador de Corumbá de Goiás “Chico Vaca”, entre outros.

As medidas adotadas pela secretaria de meio ambiente se enquadram nas exigências da Lei Municipal nº 551/2011, de autoria do vereador Vilmar Noel e da ex-vereadora Odeth Carneiro, que visa a preservação da nascente.

“Se não cuidarmos desse local, irá faltar água em Cocalzinho,  aqui nasce um dos afluentes do Rio Corumbá que posteriormente abastece parte da região sudeste do Estado. Conto com todos os moradores para que nos ajudem a fiscalizar, evitando queimadas e que não joguem lixo próximo a este local, que é de suma importância para todos”, destacou José Francisco, que ao final, agradeceu a presença de todos e a parceria da secretaria de viação e obras na realização de atividades de limpeza no local.

Além disso, através de um acordo entre  prefeitura e  SANEAGO, será possível cercar toda a área de preservação e segundo o secretário, cerca de 25 mil mudas de árvores nativas serão plantadas.