.

Secretaria de Meio Ambiente – Recuperação da Lagoa do Pato Selvagem

Esta imagem é da lagoa do Pato Selvagem, localizada no Município Cocalzinho de Goiás-GO, entre Águas Lindas e o Distrito de Girassol, mais especificamente dentro do setor de Chácaras denominado “Lagoa do Pato Selvagem”, nome dado inclusive em virtude da existência da própria lagoa. Ela existe há muitos anos, o problema é que há algum tempo intensificou-se a ação devastadora do homem na exploração da terra e da própria água.

A lagoa encontra-se seca sem a mata ciliar e totalmente assoreada. Porém a nascente ainda permanece em atividade lutando para sobreviver.

A Escola Municipal Alto da Boa vista, no Distrito de Girassol, em parceria com  a Prefeitura Municipal de Cocalzinho de Goiás, através das  Secretarias de Educação e Meio Ambiente e a Associação de Moradores da Localidade também denominada “Amigos da Lagoa”, iniciou um projeto para revitalização da lagoa.

Estudos técnicos sobre a real situação da Lagoa, já foram realizados pela secretaria de meio ambiente do município, e medidas para sua revitalização já foram apresentadas pelo secretário José Francisco e o engenheiro ambiental Marcos David. Agora vem o reforço da participação dos alunos e professores e dos próprios moradores, todos preocupados em devolver todo o volume de água à lagoa e consequentemente a presença de animais que ali viviam, garantido uma maior sustentabilidade para a região.