Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz história com a doação de 5000 mudas para o município

A Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pleiteou junto a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, cerca de 15.000 mil mudas de árvores de diversas espécies, inclusive frutíferas, para promover a ação de replantio e reflorestamento de margem e nascentes de rios e lagos, além de distribuição destas à população do Município.

A Secretaria Estadual atendeu a solicitação e cedeu cerca de 5.000 mudas, quantidade está que nunca fora doada antes ao município e que perfaz o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em termos de valores de compra das mudas. A Secretaria Estadual ainda se comprometeu a repassar ao município outras 10.000 mil mudas até o mês de Março de 2016. Caso sejam doadas as 15.000 mudas o valor delas será de aproximadamente R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais) valor este orçado em Goiânia onde cada muda custa cerca de R$ 3,00 reais e nas regiões próximas a Cocalzinho o valor é cerca de R$ 5,00 reais.

Os valores reais somente não superam os valores ambientais que estas mudas podem trazer ao nosso Município, que segundo o Secretário as mudas serão levadas para o viveiro de Edilândia, para ser plantadas primeiro nas Áreas de Preservação Permanente – APP, como Pedra Fincada, Rio Corumbá, Lagoa do Pato Selvagem e outras, além de frisar que a população também pode se beneficiar destas mudas, bastando para tanto, fazer a solicitação junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de forma que será emitido um termo de retirada, para em seguida ir a Edilândia pegar as suas mudas.

O Secretário, José Francisco, faz um apelo a todos os chacareiros, donos de fazenda, e demais proprietários de terras que possuam margens de rios ou lagos em suas propriedades, e queiram recuperar essas áreas por intermédio do plantio das mudas, e que necessitem de uma quantidade significativa que comunique previamente, pois, será ofertado as técnicas para o plantio, mas alerta que a plantação das mudas será responsabilidade de cada um.

Quanto às espécies disponíveis são: IPÊ amarelo e roxo, considerada a árvore símbolo do Brasil e pode atingir o tamanho de até 30 metros de altura; ANGICO que é a designação comum a várias árvores dos gêneros Piptadenia, Parapiptadenia e Anadenanthera da sub-família Mimosoideae. Elas são nativas da América tropical, principalmente do Brasil e também são exploradas e cultivadas devido à boa qualidade da sua madeira; AROEIRA é a árvore de porte médio, dióica, de folhas compostas, aromáticas. A espécie é generalista quanto aos polinizadores, possuindo uma vasta gama de vetores de pólen, sendo em geral polinizada efetivamente por algumas espécies de abelhas e vespas e potencialmente por diversos outros insetos; PAU VIOLA – Planta subtropical, resiste a solos encharcados, podendo ficar submersa por mais de 1 mês. Também é resistente a geadas de até – 3 graus, pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se a qualquer tipo de solo, sendo ótima para recuperar e segurar a erosão de solos degradados. Pode ser plantada a pleno sol ou na sombra de arvores grandes.  E quanto as frutíferas estão disponíveis Ingá, Sucupira, Jamelão, Pitanga dentre outras.

PRODUÇÃO: ASCOM (DANIEL/ FERNANDA/ SAMUEL)

Outras Postagens

©2021 - Prefeitura de Cocalzinho de Goiás. Todos os direitos reservados.