Secretários de Cocalzinho participam da cerimônia de lançamento do cadastro ambiental rural (SICAR)

O Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) foi lançado em cerimônia em Goiás, no palácio Pedro Ludovico sede do Governo do Estado, em Goiânia, na tarde desta quarta-feira, dia 23 de outubro.

Goiás é o segundo Estado a receber o lançamento da ferramenta que permite o registro público dos imóveis rurais e faz parte do processo de implantação do CAR em todo o país. O primeiro foi o Rio Grande do Sul, em 30 de setembro deste ano.  Previsto na Lei 12.651/2012, que instituiu o novo Código Florestal Brasileiro, o CAR é pré-condição para o ingresso nos processos de regularização ambiental e dele dependerá, no futuro, o acesso ao crédito rural. A expectativa é que todos os estados iniciem o cadastramento já integrado ao sistema nacional até dezembro deste ano. O prazo de um ano para inscrição no CAR, previsto na Lei, deverá ser iniciado ainda em dezembro de 2013.

Na ocasião, estiveram presentes os secretários de Cocalzinho, José Francisco de meio ambiente e Julio Lima Arruda de planejamento.

“O cadastro é uma iniciativa nacional que interessa tanto agricultores quanto ambientalistas, pessoas ligadas às atividades urbanas e a inúmeros setores ligados à sociedade civil”, salienta o secretário de meio ambiente de Cocalzinho (SEMMA), José Francisco.

Na cerimônia também foi apresentada a ferramenta que o MMA e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) oferecerão a todos os Estados, a fim de facilitar a inscrição no CAR.

A ferramenta permite que as informações sejam gravadas em qualquer mídia digital (registro off-line) e, depois, enviadas para o sistema central.

Outras Postagens

©2021 - Prefeitura de Cocalzinho de Goiás. Todos os direitos reservados.