Um momento de grande conhecimento para os servidores da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social aconteceu na quinta-feira, 18 de agosto, em uma reunião técnica para apresentação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), realizada pela Prefeitura de Cocalzinho por intermédio da SEMAD na Câmara Legislativa, em uma palestra transmitida pela Secretária Nacional de Assistência Social (SNAS), Sr.ª Maria Yvelônia Barbosa, vinculada ao Ministério da Cidadania.

Na cerimônia de abertura, comtemplou-se o Hino Nacional e a Cantora Mayda Marques cantou o Hino Municipal após a composição da mesa de solenidades pelo Prefeito da atual gestão, a Presidente da Câmara Legislativa, Vereadores Municipais, Secretário Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Secretária Nacional de Assistência Social e Diretor-Presidente da Iquego representando o Governador do Estado de Goiás.

Na solenidade estavam presentes o Chefe de Gabinete, todos os servidores da SEMAD, Secretários Municipais, Superintendentes, demais Servidores da Administração Pública Municipal e representantes da sociedade.

Durante a fala do Secretário da SEMAD, em agradecimento a presença de todos, mencionou a importância de ter uma equipe consistente e coesa, focada no trabalho, visando o melhor atendimento ao público e que a capacitação é um dos pilares de sua gestão, que está apenas iniciando.

Na sequência, a Sr.ª Mª Yvelônia, informou sobre o vínculo de amizade com o Secretário da SEMAD e do livre acesso que o mesmo possui na SNAS, valorizou o terceiro setor, a importância da colaboração desta prestação de serviço no atendimento ao público que se encontra em vulnerabilidade social que é um desafio grande e constante, ou seja, portanto a Assistência Social só existe e é possível graças a pessoas e Centros de Referência que trabalham com o foco de salvar vidas.

Finalizando as falas da solenidade de abertura, mencionou o Prefeito: “Neste momento ímpar, em receber uma representante do Governo Federal em nosso Município, agradeço a presença de todos e a iniciativa do Secretário da SEMAD em priorizar a capacitação daqueles que são a base da Administração Pública e lidam diretamente com aqueles que necessitam das políticas públicas para sobreviver. Informo, uma vez mais, que os Prefeitos de Cocalzinho, são todos vocês servidores, que juntos faremos o melhor para a nossa população, mantendo assim a SEMAD como uma Secretaria de referência dentro do Estado do Goiás”.

Durante a reunião técnica, a palestrante e Secretária Nacional Sr.ª Mª Yvelônia informou aos servidores da SEMAD sobre o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que se trata de um modelo de gestão utilizado no Brasil vislumbrando a operacionalização das ações de Assistência Social que é parte do Sistema de Seguridade Social assegurado pela Constituição Federal de 1988, como um dever do Estado e direto do Cidadão que dela necessitar. Outra informação pertinente foi sobre a gestão e atuação do SUAS por nível de proteção considerando a vulnerabilidade e risco das pessoas necessitadas, os tipos de serviços ofertados pela assistência social (BPC, Auxílio Inclusão, CEBAS e CNEAS), a novidade do MOBSUAS, que é a frota de carros para atendimento exclusivo das secretarias de assistência social dentre muitos informes que vão agregar, valorizar, viabilizar, facilitar e desenvolver o atendimento à população em vulnerabilidade social do Município.