No dia 29 de Junho de 2022 foi entregue a Obra do Colégio Estadual Vereador Waldir José de Resende, um projeto sonhado, idealizado e batalhado por muitos gestores durante vários anos. 

       O Colégio, padrão século XXI foi inaugurado com uma estrutura que comtempla: sala de informática, laboratório para prática de física, química e biologia, salas de aula climatizadas, quadra poliesportiva coberta, refeitório e auditório.  

       Hoje, com a atual estrutura, o Colégio tem capacidade para atender 1.200 alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de acordo com a Diretora Escolar.  

       Durante a solenidade estavam presentes o Governador Estadual de Goiás, a Secretária de Educação Estadual, Deputados Federais e Estaduais, o Prefeito Municipal, a Primeira Dama do Município, Vereadores, Secretários Municipais e outras autoridades. 

Histórico do Colégio Estadual Vereador Waldir José de Resende 

       A obra no valor de R$ 4.234.721,71 (quatro milhões e duzentos e trinta e quatro mil e setecentos e vinte e um reais e setenta e um centavos) foi iniciada em 13 de Novembro 2013, com prazo de entrega para novembro de 2014. No ano de 2015 com aproximadamente 40% feita, a mesma foi paralisada pela empresa, com alegação de falta do repasse financeiro por parte do Governo Estadual.  

       Devido a paralisação e a preocupação com os alunos, as autoridades municipais cobravam providências constantemente na Secretaria de Educação do Estado – SEDUC.  

       O ano de 2016 foi marcado pelas insistentes cobranças e reivindicações tanto das autoridades quanto de pais e alunos, chegando a ocorrer um protesto realizado pelos próprios alunos na sede da SEDUC em Goiânia, isso devido a Rede Estadual com mais de 400 alunos ainda na incerteza das condições para estudar e a Rede Municipal sem estrutura para atender a demanda. 

       Respondendo ao manifesto, a secretaria de educação estadual enviou as salas modulares ao Município no dia 21 de fevereiro de 2016 que foram instalados na quadra de esportes em Girassol, ao lado da Escola Maria do Carmo Guirra.  

       Em Junho do referido ano, o Governo Estadual retira as salas modulares, deixando mais uma vez os alunos em uma situação complicada e a Rede Municipal afogada com a demanda e a reação do Governo Municipal foi entrar com ação no MP (Ministério Público) solicitando a conclusão da obra do Colégio Estadual. Depois de muitos impasses, no dia 28 de Julho de 2016, o Governo Estadual envia novas salas modulares ao Município. 

       No ano de 2017, seguiram as requisições, cobranças e tentativas por parte do Poder Público Municipal junto ao Estado, que alegava a dificuldade de rompimento de contrato com a empresa responsável para se realizar uma nova licitação para conclusão da obra. 

       Mais um ano se passou e em Janeiro de 2018, uma nova mobilização dos alunos, pais e representantes do Governo Municipal aconteceu para reinvindicação da conclusão da obra. 

       Em janeiro de 2019, um novo Governo Estadual, nova Gestão, novas cobranças, novas esperanças. Em Fevereiro de 2019, as condições precárias em que os alunos estudavam virou manchete das principais emissoras de televisão, o que proporcionou posteriormente mais salas modulares viabilizadas pelo Governo Estadual. 

       Em 2020 e 2021, foram mais dois anos de cobranças por parte das autoridades municipais, muitas delas feitas diretamente com o atual Governador. 

       Enfim, no dia 12 de Maio de 2021, a assinatura da ordem de serviço para a continuidade da obra foi realizada em ato solene ocorrido em Girassol, e no dia 29 de junho de 2022, data que ficará marcada na história, o Colégio Estadual Vereador Waldir José de Rezende foi entregue aos alunos com toda a estrutura que eles merecem. 

       Depois de 29 anos desde o primeiro passo que foi o pedido extraoficial da criação do Colégio Estadual de Girassol, inaugurasse uma estrutura que irá beneficiar e incentivar o futuro do nosso país. “Sigamos rumo ao crescimento e muito obrigado a todos”, fala de agradecimento e encerramento do prefeito municipal. 

Fonte/Texto: Karla Queiroz – Assessoria de Comunicação