Na segunda-feira, 25 de julho de 2022, o Prefeito da atual gestão foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera ao grau de Comendador, uma honraria limitada à 50 pessoas ou entidades, ofertada pelo Estado do Goiás desde 1975 pelo decreto nº 479, que diz:

“…tem como finalidade agraciar pessoas físicas e corporações militares, nacionais ou estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes que, por seus relevantes serviços, ações ou méritos excepcionais, recomendem o reconhecimento do Estado do Goiás, consta dos seguintes graus:

I – Grã-Cruz;

II – Grande-Oficial; e,

III – Comendador.”

O grau de Comendador é concedido à funcionários públicos e personalidades de hierarquias equivalentes devido aos relevantes serviços prestados ao Município que refletem de forma direta e indireta no Estado de Goiás.

No momento da condecoração, o Prefeito emocionado, agradeceu ao Governador aproveitando a oportunidade para estender seu sentimento de honraria a todos os servidores e colaboradores do Município de Cocalzinho de Goiás que diariamente se esforçam na execução das atividades públicas.

A solenidade ocorreu na Cidade de Goiás, anteriormente conhecida como Goiás Velho, na Praça do Chafariz. Durante a solenidade, todos os anos ocorre a transferência da Capital Goiana para a Cidade de Goiás de forma simbólica, por esta ter sido a primeira capital do Estado.

Para ser condecorado com tal honraria é necessário ser indicado pelo Presidente da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Justiça, de Contas do Estado ou por um membro da Comissão da Ordem do Mérito Anhanguera que é composta pelos seguintes membros do Estado:

I – Governador do Estado;

II – Vice-Governador do Estado;

III – Prefeito de Goiânia;

IV – Secretário do Governo; e,

V – Chefe de Gabinete Civil.

Para ser facultado à indicação é necessário ter idade superior à 25 anos e seguir alguns pré-requisitos e ter seus nomes, seus referidos graus e Currículos Vitae devidamente registrados em livro próprio da Comissão da Ordem existente no Cerimonial da Governadoria do Estado.

A Comissão reunir-se-á, ordinariamente entre os dias 13 a 30 de junho de todos os anos, mediante convocação do presidente para deliberação dos indicados, onde o Governador ou Vice-Governador, enquanto Presidente da Comissão, só tem direito a voto em caso de empate. Após aprovação os agraciados são nomeados por decreto do Governador, recebem um diploma assinado pelo mesmo e a solenidade é realizada de forma pública em local e data indicados pela Comissão.

História

A Cidade de Goiás se tornou capital devido a existência de um vilarejo chamado Arraial de Santana em 1727, nomeada por Bartolomeu Bueno da Silva, que ficou conhecido por Anhanguera pelos indígenas, que significa feiticeiro na língua nativa, pois Bartolomeu queria que o índios mostrassem a ele de onde retiravam as peças que usavam como adorno, e devido as negativas, Bartolomeu queimou algumas peças com aguardente e disse aos nativos que faria o mesmo com as águas dos rios e nascentes se seu pedido não fosse atendido. Assustados, os índios levaram Anhanguera e todos que com ele se encontravam as jazidas de ouro e com isso Bartolomeu entrou para a história dando início a inúmeras expedições em direção à Goiás em busca das riquezas existentes no subsolo.