Dia 30 de Junho, visando beneficiar a população de Girassol e arredores, com segurança pública e uma maior atenção e dedicação às crianças e adolescentes com relação aos seus direitos, foi inaugurada a primeira delegacia da Polícia Civil e o novo ponto de atendimento Conselho Tutelar em Girassol.

Com a nova delegacia em funcionamento, a população de Girassol que por anos tinha que recorrer à sede Cocalzinho ou o CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) em Águas Lindas de Goiás para registrar ocorrências ou resolver outras questões inerentes, a partir de agora conta com o mesmo benefício mais próximo de casa, tudo isso graças à parceria entre a Prefeitura, Câmara Municipal e o Governo do Estado por intermédio da 17ª Delegacia Regional. O atendimento à população ficou estipulado de segunda à sexta, das 09 às 17h. Além de uma viatura, dois agentes ficaram em tempo integral trabalhando na cidade.

Outro benefício destinado aos moradores foi a efetivação do Ponto de Atendimento do Conselho Tutelar, que até então só atendia a população na sede do município, estará prestando o serviço em Girassol nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras das 8h às 11h30.

Compondo a mesa de honra da solenidade encontravam-se o Delegado Municipal Dr. Rafhael Barboza, o Delegado Regional Dr. Cleber Martins, Prefeito Municipal Alessandro Barcelos, Primeira Dama Renata Mendes, o Coordenador Estadual da CONSEG Luciano Levi, o Presidente do Conselho Tutelar Wellington Barbosa, o Presidente do Conselho de Segurança Pública Municipal Marcus Polo e a Vereadora Cláudia Gomes. O evento também contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal Sebastiana Ferreira, Vereadores, Secretários Municipais, empresários da cidade e além de outros membros da sociedade civil.

“É um grande avanço para Girassol e para o nosso Município, na área da segurança pública e assistência aos direitos das crianças e adolescentes, a nova delegacia e o conselho tutelar facilitarão os atendimentos à população, trazendo mais segurança e fornecerá indicadores para trabalharmos em parceria com o governo do estado, visando melhorar cada dia mais, a proteção de todos”, destacou o prefeito.

A função da Polícia Civil de acordo com a Constituição de 1988, é assegurar o cumprimento da legislação e investigar crimes cometidos nos estados brasileiros, na realização desde trabalho, o Delegado Municipal e sua equipe estarão a postos para servir a população oferecendo mais segurança a todos.

A função do Conselho Tutelar, órgão criado pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), é zelar pelo cumprimento de direitos, garantir absoluta prioridade na efetivação de direitos, orientar a construção da política municipal de atendimento à crianças, adolescentes, pais e responsáveis.