No dia 22 de Outubro de 2022, foi organizado o dia D para os pets do Município de Cocalzinho de Goiás.

       A SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde) organizou as vacinas e profissionais qualificados para vacinação de cães e gatos contra a raiva das 08h às 17h nas salas de vacinação da Sede Cocalzinho, Distritos de Girassol e Edilândia e no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) na Cidade de Deus.

Foram vacinados 1.633 cães e 221 gatos, totalizando 1.854 vacinas aplicadas.

       A raiva é uma zoonose, ou seja, uma infecção viral aguda, que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por meio de mordedura, lambedura ou arranhadura causados por animais infectados. O vírus provoca uma doença que afeta o sistema nervoso central (SNC) do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui rapidamente, portanto é uma enfermidade considerada fatal, podendo levar ao óbito.

       A vacinação antirrábica é obrigatória para cães e gatos, protege vidas e deve ser reforçada anualmente.

Atenção

       Aos moradores das zonas rurais, as vacinações iniciaram desde o dia 14 de outubro e seguirá até o dia 28/10, de acordo com as áreas dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde).

       A campanha de vacinação antirrábica ocorrerá até o dia 30 de novembro de 2022, portanto, as pessoas que não puderam comparecer aos locais de vacinação no Dia D, poderão buscar a vacina para aplicação em casa, para isso será necessário levar uma caixinha de isopor com gelo para conservação da vacina e receber todas as instruções necessárias para o cuidado com o seu pet.

       Fonte / Texto: Karla Queiroz – Assessoria de Comunicação