Em Janeiro de 2022, a Administração de Cocalzinho de Goiás firmou uma parceria com a CEGECON (Centro de Gestão e Controle), uma empresa qualificada como organização social (OS) que atua na área de gestão em saúde, no intuito de proporcionar melhorias no atendimento de todos os munícipes e a população geral que buscam assistência no Hospital Municipal Jair Paiva (HMJP).

Durante estes 3 (três) meses de atuação da administradora, foram realizadas melhorias na estrutura física, com manutenção predial, manutenção de equipamentos, obtenção de concessão de uso de uma ambulância e também foram realizados planos de gerenciamento de resíduos sólidos, modernização do posto de enfermagem e triagem, aquirimento de enxovais, insumos e medicamentos, criação do canal de comunicação (Fale conosco), pesquisa de satisfação e o programa de acolhimento do paciente -Humaniza SUS.

Como projetos futuros estão a implementação da especialidade de oftalmologia, do laboratório, de exames de Ultrassonografia e Raio X, correção do piso do estacionamento da ambulância e modernização da cozinha.

Na terça-feira (05) ocorreu à apresentação oficial das melhorias implementadas e os futuros projetos acima mencionados.

De acordo com as palavras do Secretário de Saúde Municipal – Gilmar Meneses que cumprimentou e agradeceu a todos que estavam presentes no evento, ele reconhece o esforço, trabalho e coragem do prefeito de realizar esse experimento de mudança ao firmar a parceria com uma OS e encontra-se imensamente grato a todos os vereadores, conselho de saúde e a CEGECON pelo trabalho que vem realizando a frente do hospital.

Na sequência o Prefeito Municipal Alessandro Otone Barcelos agradeceu a parceria de todos os envolvidos no processo de transformação do HMJP para OS, destacando a Câmara Municipal, Conselho de Saúde e os parlamentares que destinam recursos para a saúde. Parafraseando o prefeito que utilizou sabiamente as seguintes palavras: “Tem o tempo de plantar e o tempo de colher, nós plantamos e vamos ter nosso tempo de colheita”, portanto assim prossegue o crescimento da saúde para benefício de todos.

Compondo o evento da mesma forma encontravam se o Presidente da OS – Almério Leão informando sobre a transparência e forma de gestão da CEGECON, a Presidente da Comissão de Saúde – Lucilene Paiva e a Presidente da Câmara Municipal – Vereadora Irmã Tânia.

Ao finalizar o evento, foi realizada uma visita técnica para apresentação das instalações reformadas recentemente.

Vale ressaltar a presença das demais autoridades: vereadores municipais (Chico Mota, Cláudia Gomes, Elson Bueno, Jorge Luiz Fontes, Meiraides Silva, Robson Castro, Valdeir Rodrigues, Wemerson Nascimento e Willian de Oliveira) e secretários municipais (Edimar Bezerra  – SEMOP, Iremar Ferreira – SETEL, José Alves Dantas – SEMMA, Júlio Arruda – SEHAB, Sônia Azevedo – SEMAD, prefeitos convidados (Renato Resende – Palmelo/GO e Kleber Freitas – Santo Antônio/GO), do procurador Dr. Ulisses Araújo, do assistente jurídico Dr. Átila Costa, do assistente jurídico da câmara Dr. Thiago Montelo, do Chefe de Gabinete Ivaldo Cruz e dos deputados estaduais Cairo Salim e Coronel Adailton, que inclusive são peças importantes no desenvolvimento da saúde municipal de Cocalzinho de Goiás devido aos recursos que ambos destinaram visando implementar melhorias para os habitantes e visitantes em nosso território.

Sobre a CEGECON

A CEGECON (Centro de Gestão e Controle), é uma empresa, sem fins lucrativos, fundada em 27 de Março de 2005, com 17 anos de atuação no fomento à saúde, educação e cultura no estado do Goiás e outras unidades federativas, qualificada como organização social por decreto do governo do estado de Goiás para atividades de educação profissional e tecnológica, desenvolvimento tecnológico e saúde.

Organização Social é uma qualificação que a Administração Pública outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que a mesma possa receber determinados benefícios do Poder Público, como dotações orçamentárias, isenções fiscais etc., no intuito de realizar seus fins, que devem ter necessariamente como interesse a comunidade.

Fonte/texto: Karla Queiroz – Assessoria de Comunicação