Devido a atual redução nos casos de COVID-19, está sendo possível realizar alguns atos presenciais com os munícipes e de acordo com o desejo de crescimento contínuo de atendimento as famílias vulneráveis, o Prefeito Alessandro Barcelos, a Secretária de Assistência Social Sônia Azevedo e  a Superintendente Célia Ribeiro, apoiaram o evento presencial do Dia das Mães realizado pelo CRAS.

Nos dias, 03 e 04 de maio, foram realizadas oficinas temáticas do dia das Mães com as idosas credenciadas no CRAS do Município de Cocalzinho de Goiás. Este contou com a presença de mais de 70 senhoras e foi realizado em 3 momentos e locais, visando atender a todas as mães.

CRAS é o Centro de Referência de Assistência Social, um gerenciador para concessão de benefícios e programas socioassistenciais aos indivíduos do município, que funciona baseado em uma normativa, promovendo acolhimento, convivência e socialização de famílias e indivíduos que encontram-se em situações de vulnerabilidade e risco social. Garantindo, assim, a potencialização e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Estas ações socioassistenciais são possíveis devido à assistência e acompanhamento das assistentes sociais e psicólogas além dos programas de incentivo, tais como o PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) e o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

O PAIF é o principal serviço ofertado, pois garante o direito à convivência familiar e assegura a matricialidade sociofamiliar, que se refere ao núcleo social fundamental para a efetividade das ações e serviços da política de assistência social.

O SCFV é um serviço vinculado ao CRAS, que oferta ao público participante novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo para o planejamento e construção de estratégias de projetos de vida. Está relacionado a um atendimento à toda a família, sem distinção. É dividido por faixa etária, visando trabalhar os grupos de acordo com o seu ciclo de vida.

Dentro do programa, são realizadas oficinas temáticas, trabalhando os eixos que norteiam o trabalho do CRAS, que visa o fortalecimento dos vínculos familiares, para que a mesma tenha uma estrutura solidificada, tanto psicológica quanto física e estrutural, evitando o desvinculo do membro familiar que poderia vir a ser usuário de entorpecentes ou afins. Então o CRAS realiza um trabalho de prevenção, buscando evitar desvirtuamentos sociais e que a pessoa assistida se torne um membro do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Neste momento de socialização dos dias 03 e 04 de maio, contando com a animação das orientadoras sociais, Cintia Flores e Patrícia Duarte, realizou-se de um desfile dos tipos de mães, um bingo e a entrega de brindes para homenagear e prestigiar as mães, este grupo que é denominado de Grupo da Geração de Ouro atualmente é composto por 150 atuantes.

Nas oficinas são realizadas ações que visem a socialização, como por exemplo, ginástica coletiva, bingos e momentos de lazer, assim como momento de orientação e conscientização, tratando de conscientizar os idosos sobre seus direitos.

Fonte/texto: Karla Queiroz – Assessoria de Comunicação