O ano de 2023 da rede municipal de ensino de Cocalzinho de Goiás, iniciou com o evento Momento Pedagógico promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). O Encontro ocorreu no dia 12 de janeiro com o objetivo de debater e apresentar as estratégias e ações pedagógicas para o ano letivo, e contou com a presença de autoridades, professores, gestores, pedagogos, assessores pedagógicos, motoristas do caminho da escolae merendeiras da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

A solenidade ocorreu em dois períodos. Na parte da manhã, os presentes puderem acompanhar atrações musicais e culturais apresentadas pela Diretoria de Cultura, mensagens motivacionais e uma palestra com o tema “Relações Humanas” ministrada pelo SEBRAE-GO.

No período vespertino, os professores participaram de uma oficina ministrada pela Prof. Ana Maria, abordando práticas lúdicas em sala de aula a fim de proporcionar técnicas e instrumentos adequados para que os professores transformem sua vivência em sala de aula em momentos únicos e inesquecíveis na vida dos estudantes.

Em seu discurso, a secretária Municipal de Educação professora Eunice Gomes, destacou os novos caminhos e desafios para o ano letivo.

“Eu adoro o ano novo porque a gente sempre tem motivos para se ressignificar com uma nova oportunidade. O meu pedido é que possamos ser melhores do que o ano passado. Vamos fazer uma gestão humanizada com empenho e dedicação. Peço a vocês que receba e acolha com amor os nossos alunos… São vocês na ponta que farão a diferença na vida deles”.

A secretária também ressaltou a importância de preparar os professores para o novo momento da educação em que os alunos estão mais conectados e engajados nas plataformas digitais.

“O nosso compromisso é trazer o nosso professor para a era digital, pois não dá mais para trabalhar na educação sem entender de tecnologia. Vamos fazer uma educação pública de qualidade. E nós temos que provar isso todos os dias desde o motorista a moça que recepciona os alunos na porta da escola. Não podemos descontruir o que estamos planejando e aprendendo nesse encontro”, expressa.

De acordo com o prefeito, Alessandro Barcelos, esse momento é de grande importância para o avanço da educação no município por meio de um planejamento estratégico e eficaz.

“Vocês colaboradores da educação transmitem sabedoria para as nossas crianças. Somente a educação pode transformar vidas… E vocês são os grandes responsáveis por isso. Sou muito grato pela dedicação e empenho de todos em nossas escolas. Eu confio em vocês e na nossa Secretaria. É de mãos dadas e unidos que vamos colocar Cocalzinho de Goiás em outro patamar”, afirma.

Na oportunidade, os professores trouxeram 1kG de alimento não perecível com o intuito de fortalecer ações coletivas em defesa das políticas públicas de combate à fome, garantindo a segurança alimentar as famílias carentes do município.

O evento finalizou com uma mensagem de boas-vindas aos professores da rede municipal e agradecimentos.