Audiência sobre o Plano de Saneamento Básico de Cocalzinho

Na data de (14/03/14), foi realizada na Câmara Municipal de Cocalzinho de Goiás, a 3ª conferencia e audiência pública sobre o Plano de Saneamento Básico de Cocalzinho, com a participação de representantes da empresa GEOPLANO Planejamento Urbano Ltda., do Grupo de Trabalho Comunitário (GTC), Poder Executivo municipal, da Câmara Municipal, da comunidade, de ONGS, do consorcio do DF/GO CORSAP, e demais autoridades, que objetivou o primeiro contato da empresa GEOPLANO com os comitês e a comunidade. A reunião foi aberta pelo presidente da câmara municipal o Vereador Edimar Bezerra da Silva que cumprimentou os presentes e passou a palavra ao Sec. do Meio Ambiente José Francisco dos Santos Silva, que relatou a importância do planejamento que está sendo realizado em prol do saneamento básico do município de Cocalzinho de Goiás e da economia obtida com relação ao plano de saneamento devido o esforço de todos os envolvidos

Durante a audiência o Engenheiro da GEOPLANO, Marcos David enfatizou a importância da participação dos comitês e dos demais técnicos envolvidos no desenvolvimento do plano e da comunidade em geral. Falou dos princípios, do conceito e da universalização dos serviços de saneamento básico a que se refere a lei º 11.445 de 2007 (marco legal do saneamento). Informou também que  o plano possuirá metas para cada sistema com objetivos específicos a serem alcançados ao longo do tempo e que o horizonte de estudos será de 20 (vinte) anos, sendo instrumento fundamental viabilizar a captação de recursos públicos federais.

Em seguida Marcos finalizou apresentando os resultados das quatro áreas (Sistemas) de saneamento no município que são elas: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; manejo das águas pluviais; coleta e manejo dos resíduos sólidos e da limpeza pública de todos os bairros do município.

Presente na reunião o prefeito Alair Gonçalves Ribeiro falou da importância dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para o município como um todo e juntamente com o vice prefeito parabenizou as ações desenvolvidas pelo secretário José Francisco.

O superintendente do CORSAP, Arquicelso Bites em seu pronunciamento elogiou a equipe responsável pelo meio ambiente em Cocalzinho e frisou que o município está na vanguarda em relação a outros municípios, com um ótimo e bem elaborado plano.

Finalizando a audiência, Marcos David reforçou o exposto anteriormente, que o Plano Municipal de Saneamento Básico de Cocalzinho-PMSB, tem caráter de planejamento, ou seja, de começar certo o processo, sem objeções ou restrições ao plano por parte dos presentes, aguarda-se que o Ministério das Cidades aprove as devidas alterações no Plano.