Cocalzinho terá apoio técnico da EMATER/DF nos assentamentos

Cocalzinho terá apoio técnico da EMATER/DF nos assentamentos

    Na última terça feira (15/04) uma reunião no auditório da Superintendência do INCRA SR-28 em Brasília entre representantes da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE, Presidente da EMATER/DF Marcelo Piccin, secretário-adjunto de Agricultura, Nilton Guimarães, o secretário de Governo do DF Gustavo Ponce de Leon, o superintendente regional do INCRA Marco Rocha e representantes de assentamentos foi colocado em pauta pretensão da atuação da EMATER/DF na RIDE com o objetivo de prestar assistência técnica aos assentamentos destes municípios e uma ajuda através do Ministério do Desenvolvimento Agrário com maquinários, nos quais segundo Gustavo Ponce serão 32 conjuntos agrícolas (Tratores) para preparo de solo, 100 micro tratores (tobatas)  e 14 caminhões.

   O presidente da EMATER/DF, destacou “Estamos propondo a criação de um fórum regional para discussão permanente. Nosso objetivo é reunir todos os órgãos envolvidos, dos governos do DF, Goiás e Minas, além do governo federal, prefeituras e os movimentos sociais para desenvolver a atividade agrícola de toda a região, pensando em estratégias de curto, médio e longo prazo”.

   Cocalzinho de Goiás foi representado pelo Chefe de Gabinete José Carlos Moura, o Sec. Agricultura Enivaldo Bodocó, o vereador Edimar Bezerra, o assessor Guimarino e o Técnico da EMATER/GO João Batista Silva da Silva que se manifestando sobre a reunião relatou, “esse não será só um programa de ajuda, ele passa ser uma política entre o seguimento do Distrito Federal e os municípios do entorno, dentro da política da reforma agrária a EMATER/GO não consegue assistir de forma adequada as reformas do município de Cocalzinho, agora os assentado serão atendidos pela EMATER/DF, ou seja, uma parte do município que estava descoberta de assistência agora vai ter uma atenção técnica. O município vai ter que entrar com uma contra partida, com infraestrutura e garantir que os produtos produzidos nestes assentamentos cheguem até ao mercado de fato, sendo o DF o maior receptor”.

   O Chefe de Gabinete convidado a se pronunciar perante todos, disse que “isso é uma coisa boa, os grandes ajudando os pequenos naquilo que eles necessitam, o Governo Agnelo tem ajudado, participado e o Governo Federal tem contribuído com alguns maquinários, isso melhora e muito nosso município, assim conseguimos fazer um Estado e um país melhor, o prefeito sem duvidas deixará as portas abertas para a EMATER/DF atuar aqui em Cocalzinho, será um prazer recebê-los”.

   Com a atuação da EMATER/DF na RIDE os três assentamentos existentes no município tendem a crescer com a orientação adequada dos técnicos e o apoio do município.

Deixe um comentário